23|02|2024

Estudantes da graduação da Faculdade SESI iniciam Residência Educacional nas escolas parceiras

Neste ano, o início da Residência contou com a participação dos docentes da Faculdade, que foram às escolas parceiras apresentar os residentes, reforçando o compromisso com a formação prática dos futuros educadores

Nesta quinta-feira (22/02) a Faculdade SESI de Educação deu início às atividades do programa de Residência Educacional do ano letivo de 2024. Além de marcar a entrega da carta de apresentação e o preenchimento do Termo de Compromisso de Residência e Estágio, o momento também teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a faculdade e as escolas, contribuindo para a qualidade da formação docente.

Durante as visitas, os alunos e professores da faculdade contaram com a acolhida dos gestores escolares e professores de referência, que recebem os residentes em suas práticas. “Esta apresentação dos estudantes visa garantir que o processo da residência atenda as expectativas tanto dos estudantes da faculdade como das escolas parceiras e por isso acontece a partir de 2024 de forma constante. A ideia é criar um rito que marque o início da Residência e também a aproximação entre faculdade e escolas”, afirma Jerry Chacon, coordenador da Residência Educacional.

Na Residência Educacional os estudantes da faculdade desenvolvem atividades que visam aperfeiçoar a prática de professores em formação, por meio de vivências em instituições educacionais escolares, em todos os semestres de formação. Nos dois primeiros anos de formação, os alunos atuam como residentes de forma rotativa entre Escolas Sesi de Educação Básica distribuídas na região metropolitana e da grande São Paulo.

Já no terceiro ano, os alunos passam a atuar em escolas fora da rede Sesi, como escolas da rede pública ou privadas. “A nossa proposta com essas alternâncias entre escolas parcerias é que os alunos possam ter experiências e vivências em escolas com diferentes contextos sociais”, explica Jerry.

Isabely Santos, aluna do terceiro semestre do curso de Ciências Humanas da faculdade, é uma das residentes que participou deste primeiro dia residência. Ela irá atuar na unidade escolar do Sesi Brás Cubas, localizado na cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, e está muito animada com o que o semestre promete. “Desde o primeiro contato para realizar a residência me senti muito bem acolhida na escola, com uma recepção calorosa e de extrema importância para realizarmos os alinhamentos dos objetivos da residência e as atribuições das aulas. Minhas expectativas para esse semestre são as melhores, pois com as dúvidas esclarecidas já no primeiro contato com as escolas, vejo o comprometimento da coordenação do projeto em tornar a nossa experiência abundante em aprendizado através das trocas na sala de aula”, relatou.

Para a diretora da escola Sesi de Tatuapé, Katia Oliveira, o sucesso do programa se dá, principalmente, pela organização e planejamento realizado em conjunto entre as equipes da faculdade e das escolas. “Sabemos que todo bom trabalho parte de um bom planejamento, e esse formato de residência que a Faculdade Sesi vem apresentando organiza muito bem todos os fatores de comunicação que facilitam o desenvolvimento e envolvimento dos residentes, pois um bom fluxo dos processos colabora com uma aprendizagem de excelência. Além disso, o programa se destaca por permitir que os alunos vivenciem a experiência das salas de aula desde os primeiros anos de curso, é um programa realmente inovador na formação de futuros professores”, comenta.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais