24|02|2022

Faculdade SESI de Educação realiza cerimônia de formatura da sua primeira turma de alunos

Nos dias 4 e 11 de fevereiro deste ano, ocorre o evento de formatura das primeiras turmas de egressos da Faculdade SESI de Educação. A realização acontece no teatro do SESI-SP na Av. Paulista, a partir das 20h.
Após quase dois anos de espera, em razão das restrições causadas pela Covid-19, em fevereiro de 2022 a primeira turma de estudantes da Faculdade SESI de Educação pode finalmente vivenciar sua cerimônia de formatura, inteiramente custeada pelo SESI-SP. A cerimônia ocorreu nos dias 4 e 11 de fevereiro na sede do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP), localizada na Av. Paulista.

No dia 4/02, foi a cerimônia dos estudantes de Matemática e Ciências Humanas e no dia 11/02, a dos estudantes de Linguagens e Ciências Naturais.

Com uma proposta vanguardista de formar professores por área de conhecimento, dentre os 69 formandos da Faculdade, 11 são do curso de Ciências da Natureza, 16 de Ciências Humanas, 16 de Matemática e 26 de Linguagens. “Nenhum país no mundo conseguiu se desenvolver na sua plenitude sem a valorização dos professores. O Sesi-SP dá mais um passo com a Faculdade. São 70 anos trabalhando com a educação básica e agora temos a primeira turma formada pela nossa faculdade por área de conhecimento. Temos muita coisa boa vindo pela frente!” comentou Eduardo Augusto Carreiro, Diretor da Faculdade Sesi de Educação.

Além disso, 51 destes profissionais foram contratados pela rede SESI-SP no ano de sua formação (2020), firmando o posicionamento da entidade de que profissionais formados pela Faculdade SESI de Educação têm preferência na contratação pela rede. Os currículos dos cursos de licenciatura ofertados estruturam o professor para trabalhar de forma integrada os conteúdos de cada área do conhecimento, dialogando diretamente com as diretrizes do Novo Ensino Médio e ainda possibilitando maior amplitude e contexto na forma de olhar a realidade. Natalia Tostes, formada em Ciências Humanas pela Faculdade comentou: “Me sinto honrada em ser a pioneira da educação nesse modelo novo, interdisciplinar, de acordo com o Novo Ensino Médio. Acredito que isso irá me abrir várias oportunidades nesta nova jornada, que se inicia esse ano. Estar empregada hoje no Sesi-SP representa uma vitória, pois todos sabem que é um desejo de vários professores trabalhar na entidade”.
Sobre a Faculdade
A faculdade SESI de Educação forma professores por área de conhecimento.

São 4 cursos de graduação, modalidade Licenciatura.

Inovadora desde a sua concepção ao antecipar as demandas atuais na formação de professores da Educação Básica por áreas de conhecimento – Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática –, a Faculdade também se destaca sendo pioneira no oferecimento da vivência docente na prática (Residência Educacional), junto com os estudos acadêmicos.

O SESI-SP tem papel importante para a educação no Brasil e complementa a sua atuação com a formação de professores preparados para os desafios da educação no século XXI. Reconhecida pelo MEC, com nota máxima em seu credenciamento, a Faculdade formou suas primeiras turmas em 2020, mesmo ano em que passou a ser gratuita, reforçando seu papel social e com foco na valorização do professor na sociedade #AtitudePro.

Atualmente a Faculdade conta com aproximadamente 400 alunos matriculados.

O vestibular da Instituição é realizado 1 vez por ano, sempre no segundo semestre, a partir de setembro.

Para o ingresso, o candidato poderá utilizar na primeira etapa do processo seletivo, a sua nota do Enem, Notas do histórico do Ensino Médio ou redação. Na segunda etapa todos os candidatos passam por entrevista.

Residência Educacional
Aprender conteúdos, métodos e técnicas enquanto aprende a ensinar. Esse é um dos principais diferenciais da Faculdade Sesi-SP de Educação. Desde o início do curso, os alunos vivenciam a realidade do ensino. Tal como ocorre nos cursos de medicina, a Residência Educacional possibilita a observação, a experimentação, a prática e a análise a fim de propor soluções, conjuntamente com um supervisor, para questões relacionadas à vida prática das escolas.

Na Residência Educacional, os estudantes desenvolvem atividades no período diurno que visam aperfeiçoar a sua prática docente. Essas atividades envolvem vivências em instituições educacionais escolares (rede SESI-SP e escolas públicas) e não escolares. Além disso, o residente recebe a orientação e preparação de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas. As aulas e demais atividades dos cursos ocorrem no período noturno.

Clique aqui para saber outras informações sobre os cursos ofertados.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais