18|04|2023

Faculdade SESI promove encontro com os gestores das escolas parceiras da Residência Educacional

 

O objetivo da reunião foi buscar mais aproximação com as escolas e discutir sobre a forma de atuação dos residentes. Estiveram presentes os gestores das escolas públicas, particulares e da rede SESI-SP.

 

Nesta segunda-feira (17/04) a Faculdade SESI de Educação promoveu um encontro para receber os gestores das escolas (públicas, particulares e rede SESI-SP), parceiras do programa de Residência Educacional. O objetivo foi buscar mais aproximação com as escolas e discutir sobre a forma de atuação dos residentes.

Durante a reunião foram abordas questões, como por exemplo, qual o papel dos residentes nas escolas, como eles podem atuar durante a residência, de que maneira a Faculdade pode atuar junto às escolas parceiras e o alinhamento das instituições na promoção da cultura escolar. Também foi firmado termo de cooperação da Faculdade para ofertar o curso de extensão “O debate educacional em tempos de violência: o impacto na formação de professores e gestores no cotidiano escolar”, para os gestores das escolas parceiras da Residência Educacional. O curso será gratuito, com previsão de 40 horas e inicio em maio.

O diretor da Faculdade SESI, Luis Paulo Martins, destacou que é importante que a Faculdade fortaleza cada vez mais a relação com as instituições parceiras. “Queremos cada vez mais conversar com as escolas parceiras e com as pessoas que lá fazem educação”, reflete o diretor. Ele pontua que a ideia é que a cada 2 meses os encontros sejam realizados na Faculdade SESI.

A professora da Faculdade SESI, Fernanda Subires, que esteve na mediação do encontro lembrou que durante a pandemia houveram flexibilizações na residência, dado o contexto vivenciado, e agora, é fundamental que esses laços de proximidade sejam retomados para garantir a qualidade na formação dos estudantes da instituição. “Esse alinhamento é fundamental para que o nosso residente tenha condições de desenvolver as suas atividades da melhor maneira possível. Para isso, é importante que tenhamos trocas constantes para evitarmos ruídos nessa relação com os residentes, escolas e a Faculdade”, salienta a professora.

“Na maioria dos cursos de licenciatura do pais a Residência começa a partir do 5º período e na Faculdade SESI a Residência é desde o início do curso. Um projeto realmente inovador na formação de professores”, ressalta a gestora pedagógica da Fábrica Escola de Humanidades. Jeniffer Santos Souza. Ela conta ainda que atualmente está com 2 residentes na instituição e que a partir desse dialogo com a gestão da Faculdade, é possível ter mais clareza sobre como receber os estudantes.

Sobre a Residência Educacional

Na Residência Educacional os estudantes desenvolvem atividades no período diurno (durante o dia) que visam aperfeiçoar a sua prática docente. Essas atividades envolvem vivências em instituições educacionais escolares (rede SESI-SP e escolas públicas e particulares) e não escolares (museus e outros espaços de educação não formal).

A Residência Educacional é diferente do estágio – sendo obrigatória para todos os estudantes da Faculdade, durante os 4 anos do curso. São 10 horas semanais de Residência – 8 horas de atividades práticas nas escolas da rede SESI-SP e/ou escolas públicas e 2 horas reservadas para a orientação com um professor da Faculdade no contraturno das aulas.

Para outras informações clique aqui.

Em foco

01|03|2024

Professora da Faculdade Sesi participa do Salão do Livro de Genebra, na Suíça

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será […]

Leia mais
23|02|2024

Estudantes da graduação da Faculdade SESI iniciam Residência Educacional nas escolas parceiras

Neste ano, o início da Residência contou com a participação dos docentes da Faculdade, que foram às escolas parceiras apresentar […]

Leia mais