14|12|2015

Faculdade SESI-SP de Educação: um projeto inovador

Pioneiro no desenvolvimento de ações de responsabilidade social, o SESI-SP conquistou, ao longo dos seus 70 anos, o título de uma das maiores redes de educação do país. Ao todo, conta com 165 unidades escolares em 112 municípios paulistas e 55 centros de atividades, que atuam com foco na melhoria da qualidade de vida de seus trabalhadores e da comunidade.

Walter Vicioni, Superintendente do Sesi-SP afirma que a Faculdade será referência em ensino de qualidade no país.

Walter Vicioni, Superintendente do Sesi-SP afirma que a Faculdade será referência em ensino de qualidade no país.

 

Com o intuito de avançar mais degraus, a instituição criou a Faculdade SESI-SP de Educação, especializada na formação de professores por área de conhecimento. Com licenciaturas em Linguagens, em Ciências Humanas e em Ciências da Natureza, a Faculdade busca preparar professores para trabalhar com conhecimentos de forma integrada e mais próximos da realidade dos estudantes da Educação Básica.

O Superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni, diz que o projeto – que levou três anos para ser elaborado e colocado em prática –, tem como principal objetivo formar professores qualificados para lecionarem na Educação Básica. Assim, os cursos terão foco na Licenciatura e não no Bacharelado. “A Faculdade Sesi se reveste de uma importância fundamental, pois será um eixo estratégico de uma educação de referência. Hoje, é impossível falar em uma educação de qualidade, sem antes pensar numa boa formação de professores. E acredito que, com a reorganização curricular que estamos propondo, isso será possível”, destacou.

Além da formação por área de conhecimento, a Faculdade SESI-SP de Educação se preocupa também em preparar muito bem os professores para a sua prática profissional. Por isso, de forma inovadora, faz parte dos cursos de licenciatura da faculdade, desde o primeiro ano, a inserção dos licenciandos no dia a dia das escolas da Educação Básica, no que se denomina de Residência Educacional. A finalidade é melhorar a formação inicial de professores a partir da experiência supervisionada da realidade profissional que o docente irá vivenciar após formado.

Sobre os cursos

As atividades da Faculdade Sesi de Educação terão início em março, com os cursos de especialização em: Coordenação pedagógica com ênfase na formação de professores, Ciências da Natureza por área de conhecimento, Ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e Matemática nos anos finais do ensino fundamental e médio. Em dezembro do mesmo ano, a instituição também dará início ao processo seletivo para os cursos de graduação em Ciências humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais