Há 10 anos, Faculdade SESI de Educação consolida modelo inovador de formação docente e oferece licenciaturas gratuitas
Criada com o propósito de responder às demandas da educação básica, a instituição comemora uma década investindo na formação de professores, com práticas atualizadas às demandas dos alunos e à realidade das escolas
Lais Fiocchi, Comunicação da Faculdade SESI de Educação
Em um país onde a formação de professores ainda enfrenta desafios estruturais – como currículos distantes da prática, evasão e desvalorização da carreira – a Faculdade SESI de Educação decidiu seguir por um caminho diferente. Ao completar dez anos de existência em 2025, a instituição se consolida como uma experiência singular no ensino superior brasileiro: um modelo formativo centrado na prática, na integração com as escolas e no compromisso com a equidade de oportunidades.
Criada pelo SESI-SP, a faculdade nasceu com foco exclusivo na formação de docentes e com um projeto pedagógico ousado. “A faculdade foi concebida para ser um espaço de formação dos professores por área de conhecimento. A autorização saiu em 2015. Foram três anos de estudos intensos antes de lançar a proposta para o MEC. Tivemos até uma certa dificuldade de autorização, porque na época era um curso muito inovador”, conta Luis Paulo Martins, gerente de ensino superior do SESI-SP e diretor da faculdade.
Um dos pilares desse projeto é a Residência Educacional, que antecipa o contato dos estudantes com a sala de aula desde o início da graduação. Inspirada nas residências médicas, a proposta leva os licenciandos para atuar semanalmente em escolas da rede SESI-SP e da rede pública, sempre com acompanhamento direto de docentes da faculdade e professores de referência das escolas. Essa convivência contínua permite que os futuros professores construam um olhar mais sensível e maduro sobre os desafios da educação básica.
“Estar na escola durante a formação de futuros professores é essencial para o desenvolvimento profissional, pois a integração entre faculdade e escola potencializa uma práxis formativa de diálogo entre teoria e prática”, afirma Jerry Chacon, coordenador da Residência Educacional.
Para garantir que os estudantes possam se dedicar plenamente à formação, a faculdade oferece cursos de licenciatura 100% gratuitos e um programa de apoio financeiro chamado Passaporte Futuro Professor, voltado a estudantes com perfil socioeconômico específico. O programa oferece um salário-mínimo mensal em troca da participação em atividades formativas complementares.
Com cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Física, Linguagem e Matemática, a instituição também oferece especializações e cursos de extensão. Nos últimos anos, ampliou sua atuação com parcerias nacionais e internacionais, conectando professores e estudantes a centros de pesquisa como Universidade de Stanford, Rede RED MSTK, University of Pennsylvania (UPenn), CERN (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear), Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), Universidade Pedagógica de Maputo e Instituto Canoa.
A circulação de conhecimento também se dá por meio de ações como o Congresso Internacional de Educação, que reúne especialistas do Brasil e do mundo para discutir temas emergentes, e pela publicação científica anual, com a Revista de Educação da Faculdade Sesi.
Reconhecida com avaliações positivas em todos os cursos da graduação pelo MEC, a trajetória da faculdade revela mais do que bons resultados: expressa um compromisso profundo com a valorização da docência e com a construção de um futuro mais justo pela educação.
Ao longo desses dez anos, a Faculdade SESI de Educação tem mostrado que é possível formar professores com excelência, sensibilidade e propósito. “Trabalhar de maneira interdisciplinar potencializa a formação dos professores. O objetivo é formar o profissional com competências mais abrangentes, que ele possa transitar nos diferentes conhecimentos da sua área e oferecer aos alunos aprendizagens conectadas e aprofundadas”, afirma Luis Paulo Martins.