27|08|2020

Implementação da BNCC é destaque em cursos da Faculdade Sesi

A educação continuada de docentes e gestores escolares é fundamental para que tenham sucesso as propostas de revisão curricular e de promoção da igualdade na formação dos alunos e alunas em todo o País, decorrentes da implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A Base, que deve ser implementada ainda neste ano, estabelece competências e conhecimentos que todos os estudantes devem desenvolver ao longo de sua trajetória na educação básica em qualquer canto do Brasil.
Assim como São Paulo foi o primeiro estado a aprovar o novo currículo escolar para o ensino médio, a Faculdade SESI de Educação é a primeira instituição a oferecer quatro cursos de licenciatura por áreas de conhecimento, desde 2016 e, agora, inaugura seus cursos de extensão para formação de docentes e gestores.
“A Faculdade SESI de Educação, por meio de seus cursos de extensão, oferece embasamento para uma reflexão crítica sobre as possibilidades na prática pedagógica e suas intenções curriculares. Quanto maior o conhecimento, melhor será a avaliação desse processo no planejamento escolar”, ressalta Eduardo Carreiro, diretor da faculdade.
O curso A BNCC e as práticas pedagógicas traz como ponto de partida o questionamento: O que esperar da escola e de seus protagonistas? O alinhamento entre as orientações da BNCC e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), e a relação entre a definição curricular e a formação integral dos alunos são os objetivos centrais do programa de aulas.
“A reflexão sobre os documentos oficiais é primordial, levando em consideração a cultura local e suas necessidades, no contexto de uma educação crítica e contextualizada”, defende Hugo Nunes, um dos professores do curso e coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI de Educação.
Os cursos de extensão também incluem as áreas de Linguagens e Matemática, conforme premissa da BNCC de organizar os objetivos de conhecimentos e habilidades humanas no preparo para a vida: Multiletramentos; Básico de Libras; Linguagens e Leituras; Oficina de Criação Literária e Geometria Analítica em Ambiente Computacional.
Os seis cursos acontecem aos sábados, pela internet e ao vivo. É necessária frequência mínima nas aulas a distância e os alunos recebem certificado. A carga horária e o valor de investimento variam conforme o curso.

Serviço:

Novos Cursos de Extensão – Faculdade SESI de Educação
Inscrições abertas
Online: aula ao vivo por webconferência
Mais informações: www.faculdadesesi.edu.br/cursos-de-extensao/
Telefone: (11) 3836-7350 / (11) 3833-1097
faculdadesesisp@sesisp.org.br

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais