Integração Internacional: Debates sobre Racismo e Colonização e Diversidade entre Brasil e os Estados Unidos
Nas últimas semanas, a Faculdade Sesi de Educação e a Universidade da Pensilvânia promoveram um momento de integração entre os estudantes com o objetivo de mediar debates sobre aspectos sociais e culturais diversos das duas nações.
Com a organização da Profa. Dra. Paula Bullio, docente e coordenadora do curso de Linguagem da Faculdade Sesi de Educação, em parceria com o Prof. Dr. Carlos Bento dos Santos Pio, docente da University of Pennsylvania (UPENN), alunos e alunas dos primeiros anos dos cursos de Linguagem, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Educação Física que cursam a disciplina “Introdução aos Estudos da Língua Inglesa, ministrada pela Profa. Gabrielle Gilio, debateram em encontros online a realidade social que vivem o Brasil e os Estados Unidos, considerando principalmente a herança do processo de colonização.
O projeto tinha o objetivo de, após a visita ocorrida no mês de dos estudantes da Universidade da Pensilvânia a Ouro Preto, mobilizar estudantes da Faculdade Sesi de Educação para fomentar o debate sobre aspectos históricos e culturais que foram observados pelos estudantes norte-americanos em Minas Gerais.
Assim, um grupo de aproximadamente 25 estudantes brasileiros e norte-americanos foi dividido em grupos menores e escolheram temas para debater com mais profundidade e, como resultado dos debates, elaboraram um ensaio que sistematizou as descobertas vivenciadas pelos grupos a partir da análise das realidades dos países do norte e sul global.
Com a rica vivência dos estudantes brasileiros, temas emergentes como inclusão e representatividade nas universidades, racismo, impactos do colonialismo e arte e música como forma de resistência guiaram as conversas e embasaram as análises discutidas nos ensaios.
A partir de uma situação real de envolvimento, engajamento e relevância, os alunos e alunas da Faculdade Sesi de Educação puderam ter a língua inglesa como meio para análise dos contrastes e semelhanças das realidades do norte e sul global, considerando Brasil e Estados Unidos ponto de partida para as reflexões, o que colabora para a reflexão crítica sobre a hegemonia norte americana e a prática do inglês como língua franca.
Leia AQUI os ensaios na íntegra para acompanhar as reflexões realizadas pelos estudantes e a mediação do processo de desenvolvimento da análise crítica e escrita acadêmica em língua inglesa.
You can read the English version of the news HERE.