23|05|2025

Masterclass em Física de Partículas conecta alunos da rede SESI à prática científica

Com atividades inspiradas no CERN, evento realizado pela Faculdade SESI de Educação promoveu protagonismo estudantil e formação docente por meio da ciência contemporânea 

 

Por: Lais Fiocchi, comunicação Faculdade SESI de Educação  

23/05/2025

 

Oficina “Câmara de Nuvem”. Foto: Karim Kahn/SESI-SP

Oficina “Câmara de Nuvem”. Foto: Karim Kahn/SESI-SP

Nos dias 15 e 16 de maio, a Faculdade SESI de Educação promoveu a Masterclass em Física de Partículas, reunindo estudantes das escolas SESI Campo Limpo Paulista e SESI Tatuapé em uma imersão baseada nos fundamentos da física moderna e nos experimentos conduzidos no maior laboratório de física de partículas do mundo: o CERN (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear), na Suíça.  

A atividade faz parte de um programa internacional de educação científica e foi promovida em parceria com o grupo SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center), vinculado ao Instituto de Física Teórica da UNESP (IFT-UNESP), responsável por trazer ao Brasil a iniciativa global International Masterclasses, que conecta jovens de diversos países à pesquisa em física de partículas. 

A realização da masterclass também foi impulsionada por uma visita recente do corpo acadêmico da faculdade ao CERN e ao LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), em Portugal, onde os docentes participaram de atividades científicas e formativas voltadas à educação básica. 

Organizado pela professora de Ciências da Natureza, Jéssica Souza, com o apoio de seus alunos, o evento teve como objetivo proporcionar uma experiência científica aprofundada, estimulando o pensamento crítico, o interesse pela pesquisa e o contato direto com metodologias de ensino. 

Participar de um evento de divulgação científica vinculado ao CERN expande os horizontes dos estudantes e inspira trajetórias profissionais ao aproximá-los da ciência contemporânea. Para futuros professores de Ciências da Natureza, engajar-se na organização e mediação desses eventos é uma oportunidade única de vivenciar a prática da divulgação científica e desenvolver habilidades didáticas em contextos reais”, destaca Jéssica. 

Jessica Souza, professora de Ciências da Natureza da Faculdade SESI de Educação. Foto: Karim Kahn/SESI-SP 

Jessica Souza, professora de Ciências da Natureza da Faculdade SESI de Educação. Foto: Karim Kahn/SESI-SP

A programação da Masterclass incluiu palestras com pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, oficinas, e um bate-papo com cientistas sobre trajetórias profissionais. Entre os destaques estiveram as palestras “A Estrutura Elementar da Matéria”, com Cleide Matheus Rizzatto (IFSP), e “Os Aceleradores de Partículas e os Experimentos do CERN”, com Nelson Barrelo Jr. (UFF). Também houve a palestra “Para além das licenciaturas na Faculdade SESI”, com professores da instituição, voltada à formação ampliada dos estudantes. Nas oficinas, os participantes exploraram experimentos como a câmara de nuvens, os diferentes espectros de cor em reações químicas e jogos científicos, além de refletirem sobre o ensino e a aprendizagem em ciência.  

Um dos destaques do evento foi a Oficina Atômica, criada por alunos do 9º ano e do 1º ano do ensino médio do SESI Campo Limpo Paulista. A proposta desafiava os participantes a formar um átomo de hélio a partir da combinação de quarks up e down, unindo conceitos de física de partículas e operações matemáticas. O jogo, idealizado após a experiência da professora Vanessa Paula de Lima Fernandes no CERN, foi construído coletivamente pelos estudantes como uma ferramenta didática e interativa. 

 Oficina Atômica. Foto: Karim Kahn/SESI-SP 

Oficina Atômica. Foto: Karim Kahn/SESI-SPA gente explicou sobre conceitos de física que ainda nem vimos em aula para alunos do terceiro ano. No primeiro dia do evento, uma dupla pediu nossa ajuda várias vezes. Isso foi muito bom. Saber que estamos ajudando alunos mais velhos é gratificante. Nos sentimentos felizes e importantes”, contou Miguel Menezes, aluno do 9º ano do SESI Campo Limpo. Para a professora Vanessa, a autonomia dos alunos foi determinante: “Eles foram atrás do conhecimento. Eu só lancei o desafio. Todo o desenvolvimento foi deles, e isso fez toda a diferença”. 

 

Miguel Onório e Miguel Menezes, integrantes do grupo que desenvolveu o jogo da Oficina Atômica. Foto: Foto: Karim Kahn/SESI-SP 

Miguel Onório e Miguel Menezes, integrantes do grupo que desenvolveu o jogo da Oficina Atômica. Foto: Foto: Karim Kahn/SESI-SP

A Masterclass também contou com a participação de especialistas convidados como Breno Orzari (UNESP), Rodrigo dos Anjos Silva (USP), Francisco Bandeira Amaral Filho (IFMT), Wagner Manco da Luz (SESI Tatuapé), Isabela Maietto (UNESP), além de João Muzinatti, professor de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI de Educação.  

Confira mais imagens do evento clicando aqui. 

Em foco

Raquel Azevedo e Jerry Chacon representam a Faculdade SESI de Educação na cerimônia de premiação. Foto: Arquivo. 16|05|2025

Faculdade SESI de Educação é reconhecida com o Troféu Ponte para o Trabalho, do CIEE

Prêmio homenageia instituições de ensino que mais contribuem com a inserção de jovens no mercado de trabalho  Por: Lais Fiocchi, […]

Leia mais
07|05|2025

Integração Internacional: Debates sobre Racismo e Colonização e Diversidade entre Brasil e os Estados Unidos

Nas últimas semanas, a Faculdade Sesi de Educação e a Universidade da Pensilvânia promoveram um momento de integração entre os […]

Leia mais