21|10|2020

O currículo como coração da escola, foi uma das reflexões da webinar da Faculdade SESI

 

“Atristando com a BNCC: Planejamento, registro e avaliação no ensino” foi o tema da webinar realizada nesta terça-feira (20), pela Faculdade SESI de Educação. A webinar contou com mais de 150 participantes, ao vivo, durante a transmissão. Os professores Arthur Müller e Hugo Nunes foram os mediadores do encontro online, que teve transmissão pelo canal do YouTube da instituição. Confira!

A proposta de discussão do evento foi partir das premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando as possibilidades no planejamento, registro e avaliação do ensino em outras perspectivas.

Durante as discussões os professores destacaram a importância da BNCC no processo de implantação dos currículos das escolas. O professor Huno Nunes ressaltou que o currículo, em primeiro lugar, deve ser observado como o coração da escola, onde as ideias que foram construídas coletivamente são organizadas e colocadas em prática. “Muitas vezes a escola trabalha com diversos currículos ao mesmo tempo. Por isso, é muito importante que o professor tenha um conhecimento e uma linha curricular a seguir”, pontou Nunes.

Nesse sentido observando a questão da relação do planejamento registro e avaliação com a perspectiva do currículo escolar, o professor Arthur ressaltou que dentro de uma escola essa dinâmica se reflete na capacidade de formar pessoas. “Então quando você determina o que será colocado nos currículos você está determinando os objetivos e os conteúdos que os alunos vão acessar como conhecimento”, refletiu Müller.

Em foco

27|08|2025

Palco Resistência leva arte e decolonialidade à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Grupo de teatro da Faculdade SESI de Educação realizou duas apresentações em Brasília, inspiradas nos pensamentos de Nêgo Bispo e […]

Leia mais
26|08|2025

Educadores do Sesi-SP e da Faculdade Sesi de Educação participam do 6º Seminário Mentalidades Matemáticas com pesquisadora de Stanford

Professores, analistas e formadores do Sesi-SP e do programa de Pós-Graduação Matemática² da Faculdade Sesi de Educação participaram do 6º […]

Leia mais