Prêmio SESI-SP de Educação reconhece práticas pedagógicas inovadoras
Premiação integrou a programação do III Congresso Internacional de Educação SESI-SP e encerrou as atividades do primeiro dia
Por: Lais Fiocchi, Comunicação da Faculdade Sesi de Educação
Fotos: Karim kahn/Sesi-sp, everton amaro/Fiesp e ayrton vignola/Fiesp
Criatividade, compromisso social e novas formas de ensinar marcaram a cerimônia da terceira edição Prêmio SESI-SP de Educação, realizada na noite desta segunda-feira (15/9), durante o III Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Dos projetos desenvolvidos por docentes da rede SESI-SP e de redes municipais conveniadas, foram oito categorias premiadas, desde o ensino fundamental I e II, ensino médio, EJA e educação superior.
Com o mesmo tema do Congresso “Conexões e conhecimentos integrados: educação em um mundo em movimento”, foram inscritas ao todo 91 experiências de práticas pedagógicas, que exploram abordagens criativas e geram impacto positivo na aprendizagem dos estudantes.
Em clima de festa, a Companhia La Mínima, grupo teatral e circense, realizou números artísticos de brincadeiras cênicas e ilusionismo, criando momentos de interação com o público, ao mesmo tempo em que conduziam a apresentação dos projetos premiados.
Os projetos premiados envolveram práticas de educação ambiental, cultura, arte, inclusão e ludicidade, destacando o uso de tecnologia, integração interdisciplinar e ações que promovem cidadania, diversidade e protagonismo estudantil.
Para ilustrar a emoção deste momento, professores que representaram as diferentes frentes da educação deram seu depoimento. Entre os vencedores, Emily Letícia Jesus da Silva, docente da rede municipal de Bastos – EMEF Professora Harue Matsumoto Asakawa – foi premiada na categoria Docente do Fundamental I (4º e 5º ano) com o projeto “Desafios e possibilidades no uso de TICs ao ensinar Língua Inglesa”. A iniciativa aproximou o aprendizado do inglês da realidade dos alunos, valorizando experiências significativas e afetivas, com uso criativo de tecnologias. “Despertar nos alunos o interesse pelo idioma, conectando o aprendizado com a vida real, é um ato de resistência. Cada aula é uma oportunidade de inspirar e ser inspirado”, afirmou Emily durante a premiação.
Outro vencedor foi Cristian Otávio de Lima, professor do Ensino Médio Regular na rede SESI-SP, Centro Educacional Belenzinho, vencedor com o projeto “Transitar sob vigilância: uma abordagem investigativa sobre inteligência artificial e robótica no ensino de Física”. A proposta aproximou os estudantes de conceitos de Física, Robótica e Educação Digital, promovendo experimentos, análises de sensores e debates sobre os impactos sociais da tecnologia. “Ser professor é inspirar e ser inspirado. É aprender todos os dias com os estudantes e com a equipe escolar, celebrando conquistas e enfrentando os desafios juntos. É acreditar que cada aula pode abrir caminhos para novas descobertas. Eu agradeço meus alunos por participarem, por acreditarem, por apresentarem congruências, por apresentarem coisas boas. Sem eles, o processo educativo não existiria”, destacou Cristian.
Na categoria Educação Superior, Levi Corrêa Lopes, professor de Linguagem da Faculdade SESI de Educação, foi premiado com o projeto “Palco Resistência”, um grupo de estudos e extensão que utiliza o teatro como ferramenta pedagógica e política, promovendo deslocamentos identitários e pertencimento no ambiente escolar. “Eu não faço nada sozinho. Este prêmio tem meu nome, mas reflete o trabalho de muitas mãos que fazem acontecer. Ser professor é semear dúvidas onde antes havia certezas, transformar o mundo em sala de aula e a sala de aula no mundo. Ensinar é, acima de tudo, criar condições para que o conhecimento floresça no encontro entre corpos, vozes e histórias”, afirmou Levi.
Vencedores Prêmio SESI-SP de Educação
-
Categoria: Docente da Rede SESI-SP de Ensino – Fundamental I (1° ao 3° anos)
Vencedora: Izabela Figueiredo
Projeto: Com o Pequeno Príncipe Preto: Um universo de respeito e afeto
-
Categoria: Rede SESI-SP de Ensino – Fundamental I (4° e 5° anos)
Vencedor: Wesley Pereira Barbosa Santos
Projeto: Torneio Infantil SESI Brotas 2024: ludicidade, valores humanos e tecnologia na Educação Física Escolar
-
Categoria: Rede SESI-SP de Ensino – Ensino Fundamental II
Vencedor(a): Ester Eva Pereira
Projeto: Das ruas à sala de aula: Práticas inclusivas e digitais no debate sobre arte e resistência
-
Categoria: Rede SESI-SP de Ensino – Ensino Médio Regular
Vencedor(a): Cristian Otávio de Lima
Projeto: Transitar sob vigilância: uma abordagem investigativa sobre inteligência artificial e robótica no ensino de Física
-
Categoria: Rede SESI-SP de Ensino – EJA Fundamental II e Médio
Vencedor(a): Douglas Gomes Souza
Projeto: Jornal da Minha Vida: alunos da EJA do SESI-SP compartilham suas histórias de vida usando a linguagem do telejornal
-
Categoria: Rede SESI-SP de Ensino – Educação Superior
Vencedor(a): Levi Corrêa Lopes
Projeto: Palco Resistência: grupo de estudos e extensão que utiliza o teatro como ferramenta pedagógica e política
-
Categoria: Rede Municipal – Fundamental I (1° ao 3° anos)
Vencedor(a): Luciana de Azevedo Ponce
Projeto: Arte, Tecnologia e Educação Ambiental: como usar a arte e a tecnologia para reduzir, reciclar e reutilizar
-
Categoria: Rede Municipal – Fundamental I (4° e 5° anos)
Vencedor(a): Emily Letícia Jesus da Silva
Projeto: Desafios e possibilidades no uso de TICs ao ensinar Língua Inglesa
Sobre o Prêmio SESI-SP de Educação
Ao valorizar boas práticas em contextos diversos, o prêmio promove um intercâmbio rico entre redes públicas e reforça o papel do SESI-SP como parceiro na construção de uma educação mais eficiente e transformadora.
Mais do que um reconhecimento, o Prêmio SESI é um convite à partilha de experiências e à valorização do fazer docente. Uma rede de profissionais que ousam, experimentam e contribuem com o futuro da educação.
Em breve, no site do Congresso, estarão disponíveis os projetos premiados: congresso.faculdadesesi.edu.br