28|09|2023

Professora da Faculdade SESI tem oficina de literatura aprovada no Mídia Ninja

 

O projeto intitulado “Retratos de um Brasil faminto – Imagens a partir da Literatura” será apresentado na Nave Coletiva (sede da Mídia Ninja em São Paulo), no dia 04 de outubro, a partir das 19h30.

 

A professora da Faculdade SESI, Beatriz Moraes de Abreu, teve o projeto que aborda literatura e questões sociais intitulado “Retratos de um Brasil faminto – Imagens a partir da Literatura” aprovado em um edital do Mídia Ninja. A oficina “lítero-performativa” será apresentada na ocupação artística e cultural do Núcleo de Artes Visuais e Educação (NAVE), sede da Mídia Ninja em São Paulo, na próxima quarta-feira (04/10), a partir das 19h30. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A oficina será ministrada pela professora Beatriz Moraes de Abreu e pelo professor Levi Corrêa Lopes, ambos da Faculdade SESI. O projeto tem como objetivo provocar uma reflexão crítica sobre a desigualdade social, a pobreza e a fome no Brasil, a partir de trechos de obras literárias que retratam essas realidades. Serão abordados textos de autores como Graciliano Ramos e Carolina Maria de Jesus, além de um conto autoral do professora Beatriz. 

A professora Beatriz explica que a ideia da oficina surgiu durante a pandemia, quando notícias sobre pessoas revirando caminhões de lixo choram o pais. “Assim, lembrei-me de textos literários que abordam o problema da fome e elaborei um projeto lítero-performatico que discute e denuncia o problema”, conta a professora. Esse ano ela submeteu a proposta em um edital de ocupação do programa Nave Coletiva (sede do Mídia Ninja em São Paulo) e foi selecionada.

Ela destaca que a partir da abordagem da cultural e social a oficina propõe a reflexão sobre a formação crítica, através da literatura e performance. “A oficina relaciona-se à educação a partir da intertextualidade encontrada entre um texto autoral e a escrita de Manuel Bandeira, Carolina Maria de Jesus e Graciliano Ramos”, salienta a professora Beatriz.

As vagas para participar da oficina são limitadas. É necessário realizar a inscrição através do formulário abaixo.

SERVIÇO

Oficina: “Retratos de um Brasil faminto – Imagens a partir da Literatura”.
Data: 04/10, a partir das 19h30.
Endereço: R. José Bento, 106 – Cambuci, São Paulo.
Evento gratuito.
Vagas limitadas

Inscreva-se

 


Créditos: divulgação Mídia Ninja

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais