18|11|2024

Professores Brasileiros visitam o LIP

Professores do Brasil visitam o LIP, explorando a investigação em física de partículas e desenvolvimentos para a divulgação científica

Por: Redação – Jornalismo LIP

13/11/2024 

 

 

Na passada semana, no dia 29 de outubro, o LIP recebeu a visita de um grupo de docentes brasileiros, provenientes de escolas públicas e da Faculdade SESI de Educação — Serviço Social da Indústria, uma instituição focada na formação de professores. Durante a visita, o grupo participou em diversas atividades, incluindo palestras, uma oficina de Câmara de Nuvens e uma visita ao laboratório LOMaC.

Vindos de diferentes regiões do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém do Pará, Pontes e Lacerda (Mato Grosso) e Ji-Paraná (Rondônia), os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as áreas de investigação, desenvolvimento, formação e divulgação científica do LIP. Durante o programa, testemunharam também o uso de equipamentos como a câmara de faíscas e a câmara de nuvens, utilizados para a divulgação científica.

Nas palestras, após uma breve apresentação sobre o LIP, Pedro Abreu abordou as investigações realizadas nas experiências instaladas no CERN, enquanto Ruben Conceição falou sobre a investigação em Raios Cósmicos de Energia Extrema. Entre as palestras, os professores participaram na montagem de duas câmaras de nuvens para observar raios cósmicos, uma atividade conduzida por Luís Afonso, e finalizaram a visita ao LOMaC, guiados por Rudnei Machado.

 

Em foco

04|06|2025

Revista de Educação da Faculdade SESI abre chamada de artigos para dossiê temático sobre conexões contemporâneas e novas atitudes pedagógicas

Submissões vão até 23 de junho de 2025 e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma da revista  A Revista de […]

Leia mais
Foto: Reprodução 03|06|2025

Faculdade SESI de Educação marca presença na Conferência Global de Estudos Negros, no Senegal

Pesquisa do professor Lucas Scaravelli sobre o pensamento de intelectuais africanos propõe caminhos para uma educação antirracista e a valorização […]

Leia mais