28|08|2017

Profissionais de ensino da Finlândia visitam Faculdade do SESI-SP de Educação

A Faculdade SESI-SP de Educação recebeu a visita dos finlandeses Jarkko Wickström (conselheiro educacional da embaixada), Marita Mäkinen (professora titular e vice-diretora da Universidade de Tampere) e Mirka Gustafsson (gerente de relações internacionais da Finland University), para dar andamento na parceria iniciada com a Ministra de Educação e Cultura – Sanni Grahn-Laasonen, que visitou a instituição em 2016, com o propósito de partilhar as experiências na área educacional.

A reunião aconteceu com a participação dos coordenadores de curso Adilson Dalben e Alexander Montero Cunha, da Faculdade SESI-SP de Educação. Em abril de 2017 eles estiveram nas cidades de Helsinque e Tampere na Finlândia juntamente com Carolina Amorim e Débora Santos – analistas técnicas educacionais do SESI-SP, visando aprofundar  os conhecimentos sobre o sistema educacional do país, considerado referência internacional.

O setor educacional da Finlândia é modelo para outros países devido a vários fatores, como o trabalho por área de conhecimento, didáticas específicas na formação docente e na educação básica, a excelência na educação, e, principalmente pela capacidade de atrelar o ensino com políticas que valorizam o bem-estar dos cidadãos. O formato de implantação educativo finlandês pode contribuir para uma análise mais profunda e reflexiva, trazendo elementos para aprimorar o sistema educacional brasileiro.

De acordo com o professor Walter Vicioni – superintendente do SESI e diretor da faculdade, “A parceria com as universidades finlandesas é mais um passo importante do nosso processo de internacionalização, visto que, nos permitirá não somente apreender com o sistema educacional e os valores daquele país, mas também para reconhecermos as nossas boas experiências”, conclui.

No encontro, os finlandeses conheceram os espaços e o modelo de residência da faculdade, um método inovador. Está prevista uma nova reunião em setembro, com o diretor da Faculdade Walter Vicioni e Pekka Saavalainen, CEO da Finland University, para acertarem mais detalhes do possível intercâmbio entre às instituições.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais