18|05|2017

Profissionais do SESI-SP participam de semana sobre o Sistema Educacional Finlandês

O sistema educacional finlandês possui um destaque internacional, tanto pela posição que ocupa nas avaliações internacionais, quanto pela capacidade de aliar essa posição de destaque com políticas que incentivam o bem-estar social de sua população. A realidade educacional finlandesa possui especificidades que podem contribuir com estratégias e reflexões mais efetivas para a melhoria da educação brasileira.

Em março de 2016 a Faculdade SESI-SP de Educação recebeu a ilustre visita da Ministra de Educação e Cultura da Finlândia, Sanni Grahn-Laasonen, com o propósito de firmar futuros acordos de cooperação na área educacional.

A fim de possibilitar esse acordo de cooperação, um novo passo foi realizado neste ano de 2017. Entre os dias 23 e 29 de abril uma missão com 4 profissionais do SESI-SP estiveram nas cidades de Helsinque e Tampere na Finlândia com a finalidade de conhecer de forma mais aprofundada a formação inicial e continuada de professores e a organização educacional finlandesa. Essa missão foi composta pelos Coordenadores de Curso Adilson Dalben e Alexander Montero Cunha da Faculdade SESI-SP de Educação e as Analistas Técnicas Educacionais Carolina Puras da Rocha Amorim e Débora Regina Vogt dos Santos da Divisão de Educação do SESI-SP.

Entre as principais atividades desenvolvidas por esse grupo, a semana de trabalho na Finlândia envolveu a participação em algumas palestras sobre o sistema educacional finlandês, a visita duas escolas de educação básica e uma reunião técnica sobre formação inicial docente com professores da Universidade de Tampere. Os profissionais do SESI-SP também fizeram apresentações sobre as atividades sociais, culturais esportivas e educacionais desenvolvidas pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo e sobre a Faculdade SESI-SP de Educação.

Os principais destaques dessa semana de trabalho foi a forte interação que existe entre os acadêmicos e os responsáveis pelas políticas públicas na organização do sistema educacional finlandês, fruto de uma histórica valorização da educação no país, e a valorização da escola de educação básica enquanto unidade de referência na elaboração de currículos locais e como locus primordial da construção do conhecimento sobre educação.

A missão realizada por esses profissionais do SESI-SP possibilitou um olhar mais atento as especificidades do sistema educacional e da formação de professores finlandesa. Dessa forma, inicia-se os esforços para uma cooperação entre o SESI-SP e instituições educacionais finlandesas.

Em foco

25|09|2023

Estudantes da Faculdade SESI já podem se inscrever no programa de mobilidade acadêmica da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

  Você já pensou em estudar em outro país por um semestre? Se a resposta é sim, então você não […]

Leia mais
20|09|2023

Faculdade SESI de Educação abre inscrições para intervenção artística de arte urbana

  A Faculdade SESI de Educação está com inscrições abertas para o edital de seleção para intervenção artística de arte […]

Leia mais