17|10|2016

Residência Educacional para os Cursos de Graduação

A Rede Escolar SESI-SP é a terceira maior rede de Educação Básica no Estado de São Paulo, e se destaca não apenas por oferecer melhores condições de trabalho e salário, mas por oferecer também condições viáveis para o desenvolvimento de uma educação de boa qualidade.

O programa oferecerá condições para que os alunos de graduação possam se dedicar integralmente ao curso.

O Residência Educacional Ampliada (20 horas semanais) oferecerá condições para que os alunos de graduação possam se dedicar integralmente ao curso.

A Faculdade SESI-SP de Educação está comprometida com a qualidade da formação inicial de professores. Por meio da Residência Educacional Ampliada (20 horas semanais), seus estudantes poderão se dedicar plenamente a sua formação estando isento do pagamento da mensalidade de seu curso. A participação na Residência Educacional Ampliada é facultativa ao estudante desde o primeiro ano de curso. Caso opte pela não participação nessa residência, o estudante cumprirá a carga horária mínima de cinco horas semanais relacionada à Residência Educacional Básica, prevista na matriz curricular dos cursos de licenciatura da Faculdade.

Esse é o compromisso da Faculdade SESI com a qualidade da formação de seus alunos já que a vivência profissional, aliada a uma reflexão continua sobre suas experiências, é essencial para a boa formação dos professores. Em termos práticos, a Residência Educacional se desenvolverá por meio da experiência do estudante no cotidiano escolar, sob a orientação dos professores da faculdade e pela reflexão, pelo planejamento e intervenção nos espaços escolares.

As atividades desenvolvidas desde o início do curso pelos estudantes participantes da Residência Educacional englobam, de forma gradativa, a observação e o acompanhamento de situações de aprendizagem, a regência de aulas supervisionadas, o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e o desenvolvimento de uma investigação sobre a sua prática docente. Essa é uma oportunidade única para que os estudantes aprimorem sua formação significativamente e que ainda possam contribuir para a melhoria da educação nessas redes escolares.

Em foco

01|03|2024

Professora da Faculdade Sesi participa do Salão do Livro de Genebra, na Suíça

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será […]

Leia mais
23|02|2024

Estudantes da graduação da Faculdade SESI iniciam Residência Educacional nas escolas parceiras

Neste ano, o início da Residência contou com a participação dos docentes da Faculdade, que foram às escolas parceiras apresentar […]

Leia mais