04|11|2019

Projeto da Biblioteca promove oficina de haicai

A estudante Ane durante a aplicação da oficina. (Foto: Edione Abreu).

Na última terça-feira (29) a Biblioteca da Faculdade SESI-SP de Educação (Fasesp) promoveu uma oficina de haicai (forma de poesia japonesa) ministrada pela aluna do 3º ano do curso de Licenciatura em Linguagens, Ane Ramos. A atividade foi aplicada aos estudantes da Faculdade.

Ane ajudou os alunos a criarem suas poesias. (Foto: Edione Abreu).

Ane explica que o haicai é um gênero da poesia, que vem da tradição japonesa e foi desenvolvida no século XVI, pelo samurai e poeta, Matsuo Bashô. Sua escrita tem 3 versos bem objetivos. O primeiro verso tem 5 silabas, o segundo tem 7 e o último tem 5 silabas. Sua escrita quase sempre é inspirada pela natureza e situações envolvendo pessoas.

“Eu trouxe um pouco do conceito do que é o  haicai na linha mais clássica, que eu conheço e acompanho”, ressalta a estudante. De acordo com ela, esse tipo de oficina pode ser uma ótima alternativa de atividade lúdica que os futuros educadores poderão trabalhar como dinâmica em sala de aula.

Natureza e pessoas são os principais temas abordados no haicai. (Foto: Edione Abreu).

Ane acrescenta ainda, que uma das principais características para se desenvolver o haicai é ter uma boa capacidade de observação e contemplação da natureza. Tudo que está ao redor pode ser transformado em poesia. “Qualquer pessoa pode ser um potencial escritor de haicai”, conclui a estudante.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais