25|10|2021

RESIDÊNCIA EDUCACIONAL É TEMA DE CONGRESSO DA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO

 

O evento, online e gratuito, acontece nos dias 17, 18 e 19/11. As inscrições estão abertas para submissão de trabalhos até 2/11 e para o público geral até 17/11, no site da faculdade.
A Faculdade Sesi de Educação realiza o I Congresso de Educação e I Simpósio de Residência Educacional, evento online e gratuito, nos dias 17, 18 e 19/11/2021. A inscrição de trabalhos científicos, na categoria pôsteres e apresentações orais, deve ser feita no site do congresso até 2/11. Para participação do público geral, as inscrições estão abertas até 17/11.
Inscreva-se!\
Pioneira a oferecer, desde o primeiro ano da graduação, a experiência do professor na prática, em sala de aula e ambientes não formais de educação, a Faculdade Sesi de Educação abre esse espaço para o diálogo entre acadêmicos, docentes e gestores educacionais, sobre o papel da residência educacional e os desafios na formação inicial dos professores da Educação Básica.

“A primeira edição do congresso é uma oportunidade de amadurecer e compartilhar as iniciativas de aprimoramento da formação dos professores, proposta que a Faculdade Sesi assumiu desde a sua criação, de preparar os alunos para a sua prática, para que possam construir o conhecimento específico da profissão de professor”, destaca o Prof. Me. Eduardo Augusto Carreiro, diretor da Faculdade Sesi de Educação.

Para as mesas redondas, apresentam suas experiências e propostas os especialistas, professores e doutores da Faculdade e da rede escolar Sesi-SP, somando com instituições convidadas como UNESP, UEL e o canal Futura.

Os eixos temáticos para as apresentações das pesquisas, sejam em fase inicial ou já finalizadas, são cinco: Estado, Sociedade e Educação; Tecnologias na Educação; Educação Especial e Processos Inclusivos; Filosofia, História e Cultura na Educação; e Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Como parte da programação, haverá a entrega do Prêmio SESI-SP de Educação, criado para divulgar e reconhecer iniciativas inovadoras, capazes de transformar o processo de aprendizagem. As categorias serão: Estudantes (alunos do Ensino Médio e participantes do Programa Jovem Aprendiz); professores da rede Sesi-SP; residentes da Faculdade Sesi de Educação, professores de prefeituras conveniadas ao Sistema Sesi-SP de Ensino.

Residência Educacional na Faculdade Sesi de Educação
Antecipando-se ao mercado e as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Faculdade Sesi oferece a residência desde sua primeira turma. As atividades acontecem em escolas Sesi-SP e das prefeituras, entre outras organizações, que a Faculdade mesmo faz a intermediação, como o Centro Cultural Fiesp, bibliotecas, entre outras.

“A falta de experiência é uma das maiores deficiências na formação dos professores, que chegam na sala de aula sem saber como conduzir uma turma. Por isso, na Faculdade Sesi, já no primeiro ano da graduação, os alunos participam de orientações de residência, em encontros semanais, desenvolvem projetos, elaboram plano de ensino, entre outras ações orientadas pelos docentes, em uma agenda de 10h distribuídas na semana”, explica o Prof. Dr. Hugo Cesar Bueno Nunes, coordenador da Residência Educacional.

Sobre a Faculdade Sesi de Educação – Pioneira em oferecer cursos de graduação por área de conhecimento e residência educacional. A graduação é gratuita. A missão da Faculdade é formar professores para a Educação Básica que contribuam para o desenvolvimento educacional e cultural, em benefício da sociedade, gerando conhecimento, socializando e aplicando os resultados no desenvolvimento social, contribuindo para a promoção da melhoria da qualidade da educação no país. A atuação da Faculdade SESI-SP de Educação abrange: ensino e oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação; pesquisa e desenvolvimento de investigação educacional em programas próprios e em parceria com outras instituições públicas e privadas; extensão e promoção de cursos e programas abertos à comunidade, visando a difusão do conhecimento e de práticas educativas.
I Congresso de Educação e I Simpósio de Residência Educacional
23/10 a 02/11 – Submissão dos trabalhos (pôsteres e apresentação oral)

23/10 a 17/11 – Inscrições público geral

09 e 10/11 – Resultado submissão dos trabalhos

17, 18 e 19/11 – Evento online e gratuito.

Inscreva-se!
Mais informações: WhatsApp (11) 93440-3922 / Tel: (11) 3836-7350 / (11) 3833-1097
E-mail: congresso@faculdadesesi.edu.br.
Clique no banner para conferir outros detalhes sobre a exposição virtual que será realizada no dia 18/11. 

 

Em foco

24|11|2021

Avaliação Institucional 2021

O questionário da avaliação institucional de 2021 estará disponível para participação até às 23h59 do dia 26 de novembro. Cada […]

Leia mais
29|10|2021

Bancas de TCC 2021

A seguir confira o calendário de bancas de TCC 2021. Os trabalhos serão apresentados de maneira hibrida e poderão ser […]

Leia mais