31|05|2023

Semana de Ciências Humanas aborda temática sobre educação Antirracista

 

O evento é organizado pela coordenação em conjunto com os professores e estudantes do curso.

 

A primeira Semana de Ciências Humanas tem como tema “Educação Antirracista: trajetórias de lutas, conquistas e desafios” e será realizada de 05 a 07 de junho na Faculdade SESI de Educação. O evento é promovido pela coordenação em conjunto com os docentes e estudantes do curso. A proposta é trazer atividades que dialoguem com a Área, com ênfase na discussão sobre a construção de um currículo Antirracista.

A programação é direcionada a todos os estudantes e professores do curso e demais interessados na temática. A iniciativa tem como objetivo: debater a participação política do Movimento Negro, analisar as lutas e conquistas no campo do Direito e as formas de construir uma Educação Antirracista na prática e viabilizar um Currículo específico Antirracista para a Faculdade.

Os professores, Luiz Tiago de Paula e Fernanda Subires, que integram a organização do evento, destacam que a preocupação com um Currículo Antirracista é debate recorrente na instituição. Eles explicam que a ideia da Semana surgiu a partir de articulação com alguns estudantes.

“A discente Alessandra de Lima Felix, do 2º ano de Ciências Humanas, que já havia organizado uma saída de campo para a Câmara dos Vereadores de São Paulo, procurou os docentes para apresentar o projeto de Lei da vereadora a qual é assistente, Luana Alves, que busca concretizar uma educação Antirracista”, salienta a professora Fernanda.

O professor Tiago, destaca que colocar a educação Antirracista como tema do evento revela a emergência do assunto. Abordagem essencial para os cursos de formação de professores da instituição. “Isso torna claro o desejo de explicitar a necessidade de um modelo educativo crítico que questione todas as formas de preconceito e proponha novas maneiras de pensar os espaços de formação, sejam as faculdades, as escolas, as instituições de pesquisa etc…”, reflete o professor Tiago.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

  • 05/06 | 19h10
    Mesa: “Ascensão Política da Negritude no Brasil: um olhar para a educação”.
    Local: Auditório Faculdade SESI.
    Convidados:
    Letícia Chagas,
    Bacharel em Direito pela USP, co-deputada estadual pelo movimento Pretas e ex-presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto.
    Diogo Dias, é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Membro do movimento “SP é Solo Preto e Indígena” e mestrando em Sociologia pelo IFCH-Unicamp, com foco no estudo dos movimentos negros e das relações raciais no Brasil. Membro do “Núcleo de Estudos Carolina Maria de Jesus (Bitita) – Unicamp”, grupo dedicado aos estudos da sociologia e antropologia das relações raciais.
    Luana AlvesVereadora de São Paulo, psicóloga e militante feminista e antirracismo.
  • 06/06 | 19h10
    Mesa: “Legislação e Políticas Públicas antirracistas no Brasil: por uma escola sem racismo”.
    Local: Auditório Faculdade SESI.
    Convidados:
    Amarilis Costa,
    Advogada, Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP, Membra do Conselho do Advocacy HUB, Coordenadora de Diversidade e Inclusão do Cultural OAB SP, Professora Universitária, Co-Fundadora do Movimento Elo – Incluir e transformar, Pesquisadora do GEPPIS – EACHUSP.
    Abilio Ferreira integrou o grupo Quilombhoje Literatura de 1984 a 1990, tendo também participado de sete dos 44 volumes da antologia anual Cadernos Negros. Autor de Fogo do olhar (1989) e Antes do carnaval (1995), está entre os escritores cuja produção é estudada na antologia crítica Literatura e afro-descendência no Brasil (2011). É coautor de Origens da presença negra em Guarulhos (2013) e coautor e organizador de Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata (2018). Especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela UNIFESP, e mestrando no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH/USP, é fundador e coordenador geral do Instituto Tebas de Educação e Cultura. Abílio: historiador – Instituto Tebas.
    Luana Alves Vereadora de São Paulo, psicóloga e militante feminista e antirracismo.
  • 07/06 | 19h10
    Mesa: “Por um currículo antirracista já!: práticas pedagógicas e propostas de currículo antirracistas no ensino básico e no ensino superior”.
    Local: Auditório Faculdade SESI.
    Convidados:
    Lucas Scaravelli da Silva
    é ex-atleta profissional de atletismo, sendo ainda recordista brasileiro universitário dos 5.000 metros rasos e Hexa Campeão Brasileiro e Sul-Americano, tendo integrado seleção nacional em diversas competições internacionais em provas de longa distância. É formado em História, Educação Física e Pedagogia. Mestre em História da Educação Física (UnB), Doutorando em Antropologia Social (USP). Desde a graduação pesquisa memória, narrativas, oralidade e biografias subalternizadas. É membro militante da SOWETO Organização Negra, tendo participado de vários coletivos negro desde a década de 80.
    Luiz Tiago de Paula é Geógrafo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Ciências Humanas da FASESP. Atualmente, estuda campos de interesses relacionados à Fenomenologia e Geografia, Educação e Interdisciplinaridade, além de metodologias de pesquisas relacionadas a abordagem da Geografia Humanista Cultural.
    João Vítor Silva Frutuoso é graduado em Licenciatura em Ciências Humanas pela Faculdade SESI-SP de Educação (2021) e Pós-graduado em Educação Socioemocional pelo IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela UNIFAVENI. É Ator, Performer e Produtor Cultural (com formação pelo Circuito SESC-SP de Produção Cultural – 2020). Em 2022 recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares (O Prêmio Zumbi dos Palmares homenageia figuras públicas e lideranças que contribuem para o combate à discriminação racial no Estado de São Paulo, o Prêmio é organizado pelo SOS Racismo – Serviço de Defesa Contra o Racismo-, que é uma utilidade pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Em Santa Rita do Passa Quatro – SP preside o Coletivo Negro Maria Helena de Jesus e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), é secretário no Conselho Municipal de Política Cultural (COMCULT) e atua na Formulação de Políticas Públicas voltadas à Equidade Racial. Na área acadêmica dedica-se às pesquisas nas áreas de Movimento Negro nas Artes, Racismo Recreativo, Educação Antirracista, Educação Socioemocional, Pedagogia Performática e Arte Educação.

 

SERVIÇO

I Semana de Semana de Ciências Humanas
“Educação Antirracista: trajetórias de lutas, conquistas e desafios”
05 a 07 de junho | 19h10 às 22h
Evento gratuito
Local: Auditório Faculdade SESI.
Outras informações: contato@faculdadesesi.edu.br

Em foco

25|09|2023

Estudantes da Faculdade SESI já podem se inscrever no programa de mobilidade acadêmica da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

  Você já pensou em estudar em outro país por um semestre? Se a resposta é sim, então você não […]

Leia mais
20|09|2023

Faculdade SESI de Educação abre inscrições para intervenção artística de arte urbana

  A Faculdade SESI de Educação está com inscrições abertas para o edital de seleção para intervenção artística de arte […]

Leia mais