09|11|2023

SESI-SP recebe a 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro

 

 

A 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro é uma celebração da diversidade, cultura e luta antirracista.

 

 

O SESI-SP tem a honra de apresentar a 19ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), que ocorre presencialmente de 16 de novembro a 3 de dezembro de 2023. A Mostra, que congrega exibições de produções cinematográficas e mesas redondas que fortalecem a importância da conscientização para a luta antirracista, foi criada pelo professor Celso Luiz Prudente, que também assina a curadoria. O projeto é considerado um farol de cultura e educação porque contribui para a discussão da africanidade, história da África, cultura afro-brasileira e o antirracismo no Brasil.

Este ano, a Mostra Internacional do Cinema Negro se concentra no tema “D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga”. Com o propósito de observar as dinâmicas das relações étnico-cinematográficas da africanidade, a mostra homenageia o renomado professor e antropólogo Kabengele Munanga. Munanga, conhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil, contribuiu para a superação da desigualdade social, promovendo o respeito à diversidade em um país multirracial como o Brasil.

A MICINE de 2023 também serve como uma oportunidade para dialogar sobre os impactos dos 20 anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no Brasil. Este marco legal foi um passo importante na direção da educação antirracista e na valorização da cultura negra no país.

O SESI-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte importante desse processo. “É com muita satisfação que abrimos nossos espaços para a Mostra Internacional do Cinema Negro, pelo segundo ano consecutivo. Assim como este projeto, todas as iniciativas desenvolvidas pelo Sesi-SP ou que atuamos como parceiros e apoiadores visam à formação de novos públicos em artes, democratizam e expandem o acesso à cultura, além de incentivar a produção e a difusão de obras das mais variadas vertentes artísticas”, reforçou a gerente executiva de Cultura do SESI-SP, Debora Viana.

 

Confira a programação da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro

16 de novembro a 3 de dezembro

Confira a programação completa

 


Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais