26|04|2021

TCC da Faculdade Sesi-SP de Educação é tema de apresentação em evento internacional de pesquisa científica

Com o tema teorias de currículo, os alunos autores do trabalho, hoje professores da rede Sesi-SP, participaram da Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica.

Quais as possibilidades propostas, a partir do rompimento com a teoria tradicional de currículo, por meio do ensino por área de conhecimento e interdisciplinar? Essa é uma das reflexões apresentadas no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Teorias de currículo: crítica a teoria tradicional e reflexões sobre as teorias crítica e pós-crítica”, realizado pelos nossos egressos, Tiago Mariano Ferreira e Vitor Valdeci de Lima Sousa, com orientação do professor David Emanuel Madeira Davim. Ambos se formaram em 2020, na primeira turma do curso de Ciências Humanas, e já atuam como docentes na rede Sesi-SP.

O trabalho foi apresentado durante a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica – Instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares, realizada de 8 a 12 de março de 2021. Eles contam que tiveram grande apoio e incentivo por parte do orientador e também, durante a realização da banca de TCC, ocorrida em novembro de 2020, para a apresentação do trabalho em um evento de âmbito acadêmico.

Sobre a escolha do tema para o TCC, Tiago, professor de Filosofia do Sesi Bauru, explica que o assunto chamou a atenção ainda no segundo semestre da Faculdade, durante as aulas sobre teorias do currículo. “Quando compreendemos que havia epistemologias que fundamentavam essas teorias, foi como se o tema tivesse se revelado”, destaca.

Vitor, que é professor de Filosofia e Sociologia no Sesi Sumaré, completa que com a evolução das discussões nas aulas e do retorno dos professores, com a produção de um artigo, o assunto foi amadurecendo. “A abordagem foi ganhando corpo conforme desenvolvemos o TCC, junto com o orientador, as bibliografias sugeridas e revisões, seguindo a mesma alma do trabalho”, descreve.

Sobre a abordagem das 3 teorias de currículo: a teoria tradicional, a crítica e a pós-crítica, Tiago cita o livro “Documentos de Identidade” de Tomaz Tadeu da Silva. “Tentamos observar as propostas de superação da teoria tradicional por meio dessas outras duas teorias de currículo”, reflete. Ele explica que, a partir do conceito e da contraposição de cada teoria, buscaram evidenciar suas diferenças e possibilidades. Com relação a aplicação prática, ele aponta como possível caminho, dada as vertentes e divergências de cada uma delas, a interdisciplinaridade, estudo por projetos e estudo por área do conhecimento.

Outro ponto abordado por eles durante a apresentação do trabalho na Jornada Virtual foi a questão de que a “escola é um lugar de microdisputas”, a partir da perspectiva da teoria pós-crítica de currículo e sua epistemologia (pós-estruturalismo), tendo como referência Michel Foucault. “Educacionalmente, é como operar mudanças na educação e consequentemente na sociedade, por meio da luta diária na sala de aula. A transformação estaria na relação dos professores com os alunos, dos professores com os pais, na relação com a gestão escolar e não necessariamente de um grande projeto político, da intervenção estatal ou de qualquer grande mudança – essa segunda parte poderia ser tida mais como uma consequência da primeira”, salienta Ferreira.

“Toda apresentação acaba criando uma nova discussão. O próprio fato de estarmos assumindo aulas enquanto titulares na rede SESI faz com que determinadas afirmações e ideias percam força, sejam confrontadas enquanto outras ganham força e são reafirmadas”, aponta Vitor. Ele conclui que, se houverem novas apresentações do trabalho partirão de perspectivas diferentes, a partir de suas novas experiências e interpretações da bibliografia.

A apresentação do trabalho pode ser conferida aqui. 

Outras informações sobre o TCC
Autores
Professor Tiago Mariano Ferreira
SESI-SP Bauru (CE 296).

Professor Vitor Valdeci de Lima Sousa
SESI-SP Sumaré (CE 341).

Orientador
Professor David Emanuel Madeira Davim
(Faculdade Sesi).

Título do TCC
Teorias de currículo: crítica a teoria tradicional e reflexões sobre as teorias crítica e pós-crítica

Resumo
O presente trabalho busca elucidar quais as possibilidades de rompimento com a
teoria tradicional de currículo por meio do ensino por área de conhecimento e interdisciplinar. Para isso analisaremos o motivo de se romper com a teoria tradicional, como as teorias de currículo crítica e pós-crítica encaixam-se no ensino por área de conhecimento e interdisciplinar e quais são suas raízes epistemológicas. Buscamos, assim, encontrar nesses autores fundamentações que indiquem um uma direção que nos ajude a elaborar, futuramente, uma resolução das atuais contradições do currículo através das novas possibilidades que se abrem a frente.

 

Em foco

07|05|2021

Mãe e filha, professoras que respiram a pauta educação

Nossa homenagem e admiração a todas as mães “É um presente! Respiramos a pauta educação em tudo o que fazemos […]

Leia mais