Tecnologias na Educação

Compreende o estudo da presença, produção e uso de
tecnologias no contexto da Educação, analisando a relação entre tecnologia, sociedade e
conhecimento, ou desenvolvendo metodologias e recursos para utilização em ambientes
de ensino formal e não formal.
Acesse o blog do NIPE aqui. 
Regulamento do NIPE – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão
Coordenação do NIPE
Profa. Bianca Rigamonti Valeiro Garcia
Conheça os professores desse NIPE

 

  • Wagner Moreira da Silva

    Titulação: mestre
    Doutorando e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2015) e Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP 2011). Atua como professor de física há mais de 10 anos, com experiências em cursinhos pré-vestibulares, ensino médio regular e fundamental II. É fundador do Portal Educacional FIZENCADEANDO, direcionado ao desenvolvimento de cursos Online para professores sobre Modelagem Matemática, Tecnologias da informação e comunicação, Circuitos Elétricos e Automação. Foi monitor cultural no MUSEU DE CIÊNCIAS CATAVENTO (2010) e técnico em eletrônica/informática nos anos de 2007-2009. Atualmente é professor no curso de licenciatura em Ciências da Natureza na Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP) e pesquisador na área do Ensino de Ciências nas seguintes linhas temáticas: Alfabetização científica e tecnológica; Processos, recursos e materiais educativos; Linguagens e Discurso; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Educação em espaços não-formais e divulgação científica
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Robótica e Tecnologias Educacionais
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5887461642086146
  • Marcos de Miranda Paranhos

    Titulação: doutor
    Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987). Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993).
    Atualmente é professor de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática na Faculdade de Educação do SESI-SP. Foi professor de Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou nos cursos de Administração, Economia, Ciências da Computação e Engenharias, nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Estatística Cálculo Numérico, Lógica e Matemática Financeira. Foi professor de Matemática para o ensino médio de 1986 a 2006 atuando nos colégios Objetivo (1986-1989), São Luí­s (1988), Santo Américo (1994-1998), entre outros.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Tecnologias digitais na formação de professores.
    Endereço do currículo Lattes: 
    http://lattes.cnpq.br/8695223637167252
  • Juliana Rossi Duci

    Titulação: doutora
    Doutora em Educação Escolar UNESP/FCLAr (bolsista CAPES), Mestre em Educação Escolar UNESP/FCLAr (bolsista CAPES), Especialista lato sensu em Ética, Valores e Saúde na Escola – USP, Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/FCLAr e Pedagogia (UNINOVE).
    Docente da Faculdade SESI de Educação (eixo Pedagógicas). Docente no ensino fundamental II e Médio (2009-2012) da rede privada e professora-tutora no ensino superior (UNOPAR, UFSCAr/UAB, UNIVESP / 2008-2016). Realizou doutorado sanduíche PDSE/CAPES em 2017 na Universitat de les Illes Balears – UIB/Espanha (Edital nº 19/2016 – Processo: 88881.132306/2016-01) Participa, desde 2011 do grupo de estudos e pesquisas “Teoria Crítica:Tecnologia, Cultura e Formação” ligado ao CNPq. Atualmente é pesquisadora associada do projeto de pesquisa e extensão “Tecnologias Digitais e Subjetividade: subsídios para reflexão/atuação frente às novas demandas educacionais” junto ao CENPE/UNESP e também membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão “Tecnologia e Educação” FASESP
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse: 
    Autoridade Pedagógica Docente / Tecnologias e Educação
    Endereço do currículo Lattes: 
    http://lattes.cnpq.br/3679629908085589