| Orientações gerais para as apresentações dos trabalhos |
| Os trabalhos serão apresentados no dia 18/11 nos seguintes horários: |
| Apresentação de Pôsteres | 14h às 15h30 (03 apresentações por eixo). |
| Apresentação Oral | 16h às 17h30 (03 apresentações por eixo). |
| Orientações |
| • O tempo estimado para cada apresentação, ambas de modo oral, é de até 15 minutos para posterior debate de até 45 minutos. • Não há limite máximo de slides, porém é preciso respeitar o tempo máximo das apresentações, conforme mencionado acima. • O template de referência para as apresentações já foi enviado por e-mail, mas também pode ser baixando clicando aqui. • Não é necessário enviar o material da apresentação para aprovação da comissão. • Não há restrições quanto ao uso de imagens/logos da instituição vinculada, no entanto pedimos o bom senso aos apresentadores. |
| Desejamos uma ótima apresentação, com significativos diálogos e aprendizado! |
| Em caso de dúvida entre em contato com a comissão organizadora do congresso através do e-mail congresso@faculdadesesi.edu.br ou do WhatsApp (11) 93440-3922 |
| Confira o resultado das submissões abaixo. |
| Autor/a | Andréia das Graças Moreira Claro |
| Co-autor/a | Sherrine Bastos Coimbra Silvestre |
| Título do trabalho | As TICS oportunizando a alfabetização científica e o desenho universal da aprendizagem nos anos iniciais. |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Educação Especial e Processos Inclusivos: |
| Autor/a | Camilla Oliveira Osti |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Ensino Fundamental: Atividades Inclusivas para Alunos Autistas |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Educação Especial e Processos Inclusivos: |
| Autor/a | Luciane Mees Fontes |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Inclusão: os desafios de uma professora iniciante em um ano pandêmico |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Educação Especial e Processos Inclusivos: |
| Autor/a | Silvana Lemes de Souza |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Crianças talentosas e superdotadas no ensino fundamental i: uma revisão sistemática |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Educação Especial e Processos Inclusivos: |
| Autor/a | Simone de Souza Pinto |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Elaboração e programação do robô que auxilia pessoas com deficiência através do simulador de circuitos tinkercad |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Educação Especial e Processos Inclusivos: |
| Autor/a | Wildilene Moreira Bispo |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Educação inclusiva e formação docente: o distanciamento do discurso de inclusão na formação docente |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Educação Especial e Processos Inclusivos: |
| Autor/a | Karina Batista Domingues Sarzi |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Compreensão do inglês como língua franca: uma experiência intercultural entre alunos marroquinos e brasileiros. |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Estado, Sociedade e Educação |
| Autor/a | Karina Vieira Martins Antunes Lopes |
| Co-autor/a | Rozana Aparecida Messias Lopes |
| Título do trabalho | Ensino de língua inglesa: contribuições para a construção da identidade do sujeito encarcerado |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Estado, Sociedade e Educação |
| Autor/a | Luciele Nascimento da Silva |
| Co-autor/a | Ryan da Silva |
| Título do trabalho | Marcas que perduraram uma vida, sobre a convivência entre o professor e o aluno diante de uma cosmovisão autoritária. |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Estado, Sociedade e Educação |
| Autor/a | Mariana Alice Pereira Schatzer Ribeiro |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Queriam ser tratados como gente livre: uma breve análise da História do Trabalho em São Paulo, através das análises das reivindicações dos africanos escravizados ilegalmente na Estrada da Maioridade- São Paulo- Santos (1852-1862) |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Estado, Sociedade e Educação |
| Autor/a | Rosangela Cristina Diegoli |
| Co-autor/a | Flávia Bergamo Calderari Sanchez | / Gisele Fernanda Licerre |
| Título do trabalho | Desenvolvimento de habilidades: o torneio de debates como prática pedagógica |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Estado, Sociedade e Educação |
| Autor/a | Vitória Caroline dos Santos |
| Co-autor/a | Marcia Cristina Argenti Perez |
| Título do trabalho | Era uma vez…: práticas de leitura na educação infantil |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Estado, Sociedade e Educação |
| Autor/a | Adailton Pinto de Souza |
| Co-autor/a | Edilene Lisboa Martins |
| Título do trabalho | Construção da autonomia discente na produção de histórias em quadrinhos no ensino superior |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Filosofia, História e Cultura na Educação |
| Autor/a | Ana Sara Sousa Honorat |
| Co-autor/a | Ana Paula Gomes Seferian |
| Título do trabalho | Docência compartilhada: um espaço de relações entre docente, discente e aluno. |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Filosofia, História e Cultura na Educação |
| Autor/a | Claudinei Chelles |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Contribuição psicanalítica na educação: a transferência na prática pedagógica |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Filosofia, História e Cultura na Educação |
| Autor/a | Dais Neri Rodrigues |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | A pedagogia valorativa combinada à didática histórico-crítica: uma proposta de ensino por área de conhecimento |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Filosofia, História e Cultura na Educação |
| Autor/a | João Vítor Silva Frutuoso |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Anti-Corpus: processos de escolarização pela linguagem do corpo |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Filosofia, História e Cultura na Educação |
| Autor/a | Vitória dos Santos Oliveira Preto |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Lendas nas ciências humanas: o uso do folclore brasileiro em sala de aula e o papel da cultura popular na construção identitária |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Filosofia, História e Cultura na Educação |
| Autor/a | Anderson Kleber Nascimento |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | O processo da pintura africana no fazer artístico: desafios das cores e compreensão |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas |
| Autor/a | Andréa Pavan Perin |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Desenvolvimento da habilidade de inferir por meio da resolução de problemas: um estudo numa turma de 1º ano de Ensino Médio. |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas |
| Autor/a | Hiuly machado da costa |
| Co-autor/a | Paulo Antônio / Fernanda Aparecida / Valéria Nakayama Ruiz |
| Título do trabalho | Transformações geometrias por meio da dobradura. |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas |
| Autor/a | Lidiane de Santana Mendonça |
| Co-autor/a | Mozart C. de Melo / Lidiane de Santana Mendonça |
| Título do trabalho | A contribuição da orientação educacional para a ação docente |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas |
| Autor/a | Marcela Bianca Guedes Lopes |
| Co-autor/a | Bianca Rigamonti Valeiro Garcia (orientadora) |
| Título do trabalho | O cotidiano no chão da escola: relatos de experiência de uma educadora em formação. |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas |
| Autor/a | Mauri José Corrêa Tamashiro Amaro |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Ginástica Dos Super heróis |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas |
| Autor/a | Ana Paula Boaventura Mota de Lima |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Ensino de arte atual: manual ou digital? |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Tecnologia e Educação |
| Autor/a | Camila Fernandes de Lima Ferreira |
| Co-autor/a | Creuza Martins França / Diene Eire de Mello / Dirce Aparecida Foletto de Moraes |
| Título do trabalho | Percepções dos estudantes universitários sobre a interatividade nas aulas síncronas em sua aprendizagem |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Tecnologia e Educação |
| Autor/a | Claudio Buso |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | O uso de tecnologias digitais na residência durante a pandemia |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Tecnologia e Educação |
| Autor/a | Flávia Regina de Oliveira |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Tecnologia disruptiva |
| Modalidade | Comunicação oral |
| Eixo temático | Tecnologia e Educação |
| Autor/a | Nedir Soares |
| Co-autor/a | Bruna de Cássia Antunes |
| Título do trabalho | O uso do minecraft para representar biomas brasileiros: uma proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de robótica e ciências da natureza. |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Tecnologia e Educação |
| Autor/a | Thaís dos Anjos Bernardo |
| Co-autor/a | |
| Título do trabalho | Os paradigmas da tecnologia na educação no século xxi |
| Modalidade | Pôster |
| Eixo temático | Tecnologia e Educação |
| Confira aqui as datas e horários das apresentações | |
Aguarde mais instruções por e-mail.
