Zelo, cuidado e educação de crianças abaixo de 3 anos – (RE) Definiciões para construção continuada de qualidade

A partir da análise de documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (MEC, SEB, 2010), Indicadores de Qualidade (MEC, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (MEC) os participantes terão oportunidade de aprofundar e discutir concepções de infância, princípios e critérios de qualidade. Nessa oportunidade iremos tratar do papel de quem faz a educação infantil acontecer na pratica, vamos analisar o que motiva a pratica do/a professor/a de educação infantil, vamos (re) definir rotas para construção continuada de qualidade. Através de exercícios de observações e registros da pratica vamos analisar as ideias sobre desenvolvimento infantil que influencia o nosso dia-a-dia.

Nessa oportunidade ainda vamos estudar as teorias inatistas, ambientalistas e interacionistas considerando a ideia de infância, o papel do educador e as consequências de práticas advindas dessas teorias. Oportunizaremos observações, estudos e analise as diretrizes, princípios e critérios para construção continuada de qualidade na educação infantil que estamos envolvidos como educadores. Nessas oportunidades analisaremos o ambiente e suas quatro dimensões – espaço, tempo, funcionalidade e interações.

Finalmente cada cursista/aluno terá oportunidades de discutir suas experiências com Projetos Políticos Pedagógicos onde mostraremos algumas estratégias para se elaborar coletivamente ações e situações educativas que inclua aperfeiçoamento profissional contínuo, consolidação de parcerias e interações com as famílias e com a comunidade

Docente: Profa. Dra. Ana Maria de Araújo Mello

Experiência profissional e acadêmica – É psicóloga, formada na UNESP em Assis, SP. É mestre em Psicologia e doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em Ribeirão Preto. Em 2014 participou de um estágio post-doctoral junto a equipe “Le Sujet dans la Cité” no Centre Inter-universitaire EXPERICE de l’Université Sorbonne-Paris Cité/Paris 13.

Trabalha em creches e pré-escola desde 1979, tendo sido diretora de creche desde 1983. Dirigiu creche da rede Municipal em São Paulo e participou da fundação e construção do projeto da Creche Carochinha-Coseas/USP. É membro fundadora do CINDEDI – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Educação Infantil FFCL-USP/RP. Foi supervisora das Creches da Coseas USP Interior. Atualmente desenvolve seu trabalho de orientação dos estudantes, suas famílias e seus educadores na Escola de Aplicação – FEUSP.

Participou juntamente, com outros autores, dos livros: Creches: crianças, faz de conta e cia (16a edição, 2011); Sofrimento Psíquico nas organizações (1995); Os fazeres na Educação Infantil (12a edição, 2011) e O dia-a-dia das Creches e Pré-escola (1a edição, 2009). Publicou outros artigos em revistas e jornais nacionais especializados, bem como tem participado e elaborado de edições de vídeos educativos para a formação de educadores infantis. Co-autora do Programa ADIMagistério (PMSP, 2002-2004). Co-autora de Trocando em Miúdos – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (UNICEF e CECIP, 2002). Foi consultora do MEC no projeto de análise de propostas pedagógicas/curriculares para educação infantil.

Organiza e ministra cursos de formação em serviço para redes municipais que trabalham com educação infantil. Entre 2002 a 2004 foi consultora para o Programa ADIMagistério – Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Foi membro do Fórum Municipal de Educação – Ribeirão Preto/SP. Colabora com o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil – COEDI/MEC, 2005-2012). Entre 1998 a 2002, foi membro do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil da micro região de Ribeirão Preto/SP, como também foi membro do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Foi conselheira no Conselho Municipal de Educação – Ribeirão Preto desde 1998, onde colaborou durante 5 anos e elaborou, entre outros projetos, o programa de formação para educadores em nível médio desse município. Atualmente, é membro do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo.

Encontros: 6ªfeiras das 17h00-21h00 e sábados das 8h-12h00

Período: 11, 12, 18 e 19/08 e 2 e 16/09

Carga horária: 48H

Público: Professores, Gestores e Coordenadores da Educação Básica e demais interessados