24|05|2023

Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências entre Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887)

 

 

Autor(a): Carolina Mostaro Neves da Silva

Área do Conhecimento: Outras

Tipo do Material: Artigo Científico

Tema: Circulação de saberes para a formação docente no século XIX

Resumo:
Este artigo investiga as trajetórias de Silva Jardim (1860-1891) e Camillo Passalacqua (1858-1920), na Escola Normal de São Paulo, a fim de analisar e comparar suas concepções de educação e ensino. Foram consultadas atas da congregação, ofícios, relatórios e regulamentos da escola, jornais do período e as obras dos docentes: Reforma do Ensino de Língua Materna (1884), de Silva Jardim, e Pedagogia e Methodologia (1887) de Passalacqua. Procuramos analisar como esses sujeitos se apropriaram de elementos dos discursos pedagógicos contemporâneos, como os preceitos do ensino gradual, racional e intuitivo, articulando-os com perspectivas político-filosóficas e religiosas bastantes distintas. Essas diferenças se expressam em seus escritos, assim como nas aulas, e são visíveis, sobretudo, nos materiais adotados para o ensino por cada docente em sua cadeira.

 

Confira o material completo

Leia também

23|04|2025

COIL (Collaborative Online International Learning) – University of Pennsylvania and Faculdade Sesi de Educação – DECOLONIAL PERSPECTIVE IN HIGHER EDUCATION

Organizadores: Paula Bullio Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigos Tema: Decolonial Perspective In Higher Education Comparative Study of Racism in […]

Leia mais
20|03|2025

Espaços Públicos Urbanos e Vulnerabilidade: Lugares de problemas ou soluções?

Autores(as): Luiz Tiago De Paula e Eduardo Marandola Jr. Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigo Resumo: Espaços públicos urbanos possuem, […]

Leia mais