13|05|2025

Anais do II Congresso Internacional de Educação SESI-SP

Autor(a): Diversos autores

Área do Conhecimento: Educação

Tipo do Material: Anais

Tema: Diversos

Resumo: Os Anais reúnem os trabalhos apresentados e aprovados no II Congresso Internacional de Educação SESI-SP (2024). O Congresso contou com apresentações orais, cujo objetivo foi promover diálogos e discutir temas essenciais no âmbito da Educação. Os trabalhos aprovados submeteram artigos para publicação em quatro eixos temáticos:

1: Tecnologia e Inovação para os Futuros Educacionais;
2: Salas de Aulas Equitativas e Inclusivas: Aprendizagem sem barreiras;
3: Gestão Democrática e Educação Sustentável;
4: Formação Inicial e Continuada de Professores para Futuros Incertos.

 

Leia os anais na integra!

Artigos:

  • Explorando a biodiversidade do jardim da escola: Uma abordagem inclusiva e sustentável – Fabiana Silva Vieira; Cristiane Janaina de Oliveira Benini 
  • Programa alfabetização responsável (PAR): Formação de professores para fortalecimento das aprendizagens no estado de SP – Daniele Alves da Silva; Laôr Fernandes de Oliveira 
  • Transformando a educação matemática: uma análise de ‘mentalidades matemáticas’ de Jo Boaler – Fernanda M C da S Araújo 
  • A aprendizagem baseada em jogos aumenta os conhecimentos adquiridos dos estudantes de ensino médio sobre doação de sangue – Eduardo Figueiredo Teles Faria; Camilo Lellis  
  • A construção da prática docente em relação à afetividade e a proposta pedagógica do SESI-SP – Alexander da Silva Lima  
  • A construção de vínculos e o direito à aprendizagem: Relato de experiência e análise sob perspectiva inclusiva em sala de aula – Patrícia Reis Boattini; Evelyn Fernanda Pinheiro Silva 
  • A crise da identidade do professor: era uma vez uma professora – Selma Amaral de Freitas 
  • A curadoria e o uso de imagens no desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de ciências humanas – Barbara Martins Marcolino 
  • A dialética entre os ensinos presencial e a distância: A importância da relação transferencial no ato pedagógico – Claudinei Chelles 
  • A educação profissional de pessoas com deficiência a partir de uma análise normativa em diálogo com a educação especial – Sandra Rodrigues da Silva Chang 
  • A escrita de si: Tecnologia e conexão na formação das competências de leitura e escrita – Juliana Hernandes; Lourdes Francisco Pereira 
  • A exploração da transdisciplinaridade em projetos de lançamento de foguetes – Natália Tostes de Castro Santos; Wagner Tome Silva  
  • A extensão universitária como caminho para uma educação superior humanística e inclusiva – Thais Reis; Katia Pinheiro Lamarca; Ricardo Alexandre Carmona; Eneias Nunes da Silva 
  • A formação continuada de professores: da auto avaliação à reflexão sobre a prática – Cássio de Oliveira Marques 
  • A formação docente inicial e continuada na perspectiva da plataforma digital education first: potencialidades e desafios observados na prática da residência educacional – Shadya Rafaela Chagas Soares 
  • A grafologia como uma ferramenta de estudo e auxílio à docência e inclusão estudantil – Reginaldo Nathan David dos Santos; Pablo Matheus Nunes da Silva 
  • A importância da gamificação no auxílio ao desenvolvimento de crianças com necessidades especiais: estudo de caso com síndrome de Williams e TEA – Aline Aparecida da Silva Blasioli 
  • A importância do plano educacional individualizado (pei) para o desenvolvimento das habilidades de estudantes com necessidades específicas – Silvia Maria de Paula 
  • A neurociência e a neurodidática como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com TEA – Maria Eduarda Oliveira Da Silva 
  • A perspectiva interseccional e o direito à educação para pessoas negras com deficiência – Georgton Anderson da Silva 
  • A produção de texto oral como estratégia em turmas heterogêneas – Lilian Fernanda Blasioli Soares 
  • A valorização do saber docente diante do discurso medicalizante na educação: os registros e a documentação pedagógica corroborados pela neuropsicopedagogia – Carina Zanini 
  • Ânsia eterna: a escrita feminina e a sala de aula – Cássia Lara Albino Florentino 
  • Aprendizagem baseada em problemas na flipped classroom: uma proposta inovadora para a universidade de Pernambuco – Murilo Gonçalves de Lucena; José Orlando De Miranda Neto; Cristiane Domingos de Aquino Teixeira; Marcelo Mendonça Teixeira 
  • Aprendizagem baseada em projetos com abordagem steam como metodologia de fomento à criatividade e inovação. – Lilian Amatucci Gazoti 
  • Aprendizagem inclusiva: estratégias para salas de aulas equitativas – trabalho realizado com aluno com síndrome de down do 2º ano do EF I – Alexsandra Dos Santos Martinez 
  • Arquimedes, cavalieri e o volume da esfera – Rafael de Lima Moreira; Gutemberg Pinheiro Lima; Yan Xavier Souza 
  • As mentalidades matemáticas como potencializador na formação docente – Fabiana Nunes Parreira 
  • As representações sociais dos gestores sobre a formação continuada do sistema SESI-SP de ensino – Joaquim Cunha; Karine Gonçalves; Vanessa Barros Galzerano; Laôr Fernandes De Oliveira 
  • As tecnologias ativas na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista – Kathy Yvonne Meza Trafian Santos 
  • Aspectos legais, sociais e tecnológicos da pessoa com deficiência visual no mercado laboral – Manoel Lázaro da Silva Alves; Mariana Moreira De Queiroga; Tainara Soares; Davi Millan 
  • Assembleias escolares como ferramenta de gestão democrática – Sofia Santos Fichino; Silvia Renata de Oliveira Santos 
  • Aula de ciências no livro de receitas – Giovanna Concon Cunha; Alessandra Cavalcante Da Silva 
  • Avaliação educacional e aplicação de técnicas de elaboração de itens de resposta selecionada/múltipla escolha nos anos iniciais do ensino fundamental – Mariana Garcia de Paula Campos 
  • Benefícios de uma gestão competente em sala de aula pós pandemia – José Anderson Teixeira Peixoto; Renato Alessandro dos Santos 
  • Cinema indígena e educação intercultural: desconstruindo estereótipos e promovendo a inclusão – Levi Francisco Da Silva 
  • Círculo de leitura: práticas colaborativas e inclusivas na formação de leitores – Elane Tonin 
  • Como a história da educação negra incentivou o processo de criação de grupos antirracista. E como isso incentivou a criação das leis 10.639/03 e 11.645/08 – Ellen Dos Santos Magalhães 
  • Concepções de currículo comum a partir de contribuições à terceira versão da BNCC – Danilo Rodrigues Zajac; Silvia Renata de Oliveira Santos 
  • Conectividade criativa e sociohistórico-cultural no ensino médio e técnico em Cajamar -SP – BRASIL – Elza Cedro De Andrade; Jeannie Fogaça 
  • Conectivismo: contribuições da inteligência artificial para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica – Vívian Maria Wienen; Bruna Gimenez da Silva; Luis Fernando Quintino; Simone Aparecida Tiziotto 
  • Conhecendo e aprendendo braille juntos, na english class – Luana Silva Rodrigues Castro Liberto 
  • Conselho escolar: contexto prático de reconstrução pedagógica em uma escola na cidade de São Paulo – José Willams Gomes Da Silva; Renato Alessandro dos Santos 
  • Construção e reconstrução do projeto político-pedagógico: percursos e possibilidades da gestão escolar democrática – Cristiane Pessoa 
  • Contribuições de uma comunidade de práticas em atividades experimentais investigativas na formação de professores de ciências da natureza – Izilda Gloria Mendes Fernandes Mattio; Wagner Moreira da Silva; Fabiana Guerra da Silva 
  • Contribuições e desafios do uso da inteligência artificial na formação continuada de docentes para futuros incertos – Simone Aparecida Tiziotto; Luis Fernando Quintino; Bruna Gimenez da Silva; Vívian Maria Wienen 
  • Contribuições e reflexões da emc na formação continuada de professores que ensinam matemática – Filipe Augusto Paulo Dos Santos 
  • Currículo do novo ensino médio no SESI RJ: Percepções do alunado – Ana Claudia Medeiros Pernes Da Silva Oliveira; Luiza Maria Martins Chaves; Mariana Aranha de Souza; Vinicius Do Nascimento Mano 
  • Dança e tradições: ressignificando a aprendizagem – Fernanda Colli 
  • Desafios de um futuro incerto: a formação de professores para a atuação no currículo bilíngue para surdos na perspectiva da educação integral. – Aline Costa Simões 
  • Desafios do professor para trabalhar com criança refugiada – Sueli Garcez de Martino Lins de Franco; Hélio Alves 
  • Desafios e estratégias na formação inicial e continuada de professores para o ensino integral em escola de periferia: um relato de experiência em osasco. Pei peralta – Gabriel Lessa 
  • Desenho universal para aprendizagem: a educação inclusiva na perspectiva da diversidade humana – Luciana Lessa Pires 
  • Desenvolvimento tecnológico e ensino a distância – Luiz Alexandre de Oliveira Polatto; Marcio Catharin Marchetti; Ederson Sales Pastor 
  • Diário de bordo na educação infantil: como ressignificar as narrativas pedagógicas? – Naiza Santos Brito Alencar; Manuela Cristina Tórcia Moreti 
  • Diversificar os instrumentos avaliativos em matemática: desafio ou possibilidade? – Andrea Pavan Perin; Nathalia Domingues Lopes 
  • Do laboratório ao maker – gameficação para compreensão da química – Catia dos santos espina; Ricardo rodrigues dos santos 
  • Educação e futuro juntos: humanização para além do ser humano – Eduardo Henrique Da Silva 
  • Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: função docente – Mariana Moreira De Queiroga; Davi Milan; Manoel Lázaro da Silva Alves; Tainara Soares 
  • Educação inclusiva: criando possibilidades para a participação e o sucesso de todos os estudantes – Pedro Santana de Oliveira 
  • Educação indígena e interculturalidade: caminhos para uma educação equitativa – Isabely Vitória De Oliveira Santos 
  • Educação linguística em língua inglesa no ensino superior: multimodalidade, letramento crítico e decolonialidade – Paula Cristina Bullio 
  • Educação musical, deficiência intelectual e tecnologia – Gabriela Carolina Assunção Souza 
  • Educação steam na prática matemática – Mauricio Teixeira De Oliveira 
  • Empreendedorismo do sesi-sp em diálogo com walter benjamin e paulo freire: projetos curriculares na era das ias – Stefano Schiavetto Amancio 
  • Enfrentando a discalculia por meio de jogos – Flávia Cristina Pereira Martins; Ana Karina Cancian Baroni 
  • Ensino da língua brasileira de sinais para estudante surdo autista utilizando análise do comportamento aplicada – Daniele Batista Donaire Soares 
  • Ensino de ciências da natureza em libras – Nicolle Rocha Sant Anna 
  • Ensino de inglês e poesias: uma proposta pós-método multicultural – júlia roll silva 
  • Ensino integrado na perspectiva da educação inclusiva: uma revisão de literatura – Davi Milan; Erica Dantas da Silva 
  • Escolarização de alunos estrangeiros: realidade e desafios de inclusão numa escola de educação básica no município de São Paulo – Soraya Magnani Lobo Costa Ribeiro; Eric Passone 
  • Estética e educação interdisciplinar: integração de princípios estéticos em abordagens interdisciplinares e projetos colaborativos – Leonardo Ribeiro; Ana Clara Franco Nunes; Julia Sirilo 
  • Estratégias assertivas na gestão de pessoas com a implantação da cultura de feedback – Claudio Galeno Zatiti Brasileiro 
  • Estratégias de leituras: a personalização das atividades para o desenvolvimento da inferência em diferentes componentes curriculares nos anos iniciais do ensino fundamental – Gabriela Maffei Moreira Malagolli; Roberta Aline Sbrana 
  • Experimentação mediada por smartphone como solução tecnológica para o ensino de frequência cardíaca na formação inicial de professores de ciências – Giovanna Tonzar; Camilo Lellis 
  • Experimentação, gameficação e interdisciplinaridade: construção de jogos de tabuleiro físico e digital através do scratch – Cesar Turino Momesso; João Lucas Piubeli Doro; Luana Cristina Gonçalves Simões 
  • Explorando as raízes do pré-modernismo: uma aula invertida – Alessandra Zeber 
  • Formação continuada de professores no âmbito de projetos educacionais – Janaina Michele de Oliveira Silva; Laôr Fernandes De Oliveira; Roberto Xavier Augusto Filho 
  • Formação continuada de professores: o papel das estratégias formativas para ação-reflexão-ação – Vitória Caroline dos Santos; Adriana Teixeira Rago; Marcia Cristina Argenti 
  • Formação continuada docente para um futuro incerto: relatos de vivências do programa novo olhar -SESI-SP – Gislaine Guerzoni da Silva; Nátali Aparecida Souza Ferreira da Silva 
  • Formação continuada: qualificação do fazer educacional e oportunidade efetiva para o protagonismo infantil – Thatiane do Nascimento Castro de Oliveira; Maévi Anabel Nono 
  • Formação de professores na modalidade ead: quem fica de fora com a nova carga horária estabelecida pelo conselho nacional de educação? – Denise Ventura Fontolan Dos Santos 
  • Fundamentos e pressupostos curriculares do sistema sesi-sp de ensino: proximidades e distanciamentos entre o sociointeracionismo e a pedagogia histórico-crítica – Luís Fernando Lopes 
  • Gamificação como ferramenta pedagógica no ensino de história: uma abordagem interdisciplinar no contexto da bncc – Kaique Bento; Nathaly Maria Dos Santos 
  • Gestão compartilhada na educação – a força do terceiro setor na educação pública -Claudenir Moreira Machado; Lúcia Maria Araújo Machado 
  •  Gestão democrática no âmbito sócio-afetivo – Thais manta Mariano 
  • Gestão educacional brasileira: apontamentos e abordagens sobre a democracia na escola – Joyce De Brito Costa 
  • Gestão escolar: transformando dados em aprendizagens – Luís Fernando Lopes 
  • Identidade e afirmação: existe inclusão sem pertencimento e apropriação? – Kelvin dos Santos Valentim 
  • Incentivando meninas no ensino de física durante o ensino médio: uma abordagem teórica – Thais Fernandes Schmidt 
  • Indicadores educacionais humanizados como ferramenta de desenvolvimento socioemocional dos estudantes – Filipe Jardel Lima Martins; Luiza Maria Martins Chaves; Ana Claudia Medeiros Pernes da Silva Oliveira 
  • Integrando robótica e matemática: o jogo como instrumento facilitador para o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico nos estudantes do 2º ano do ensino fundamental I. – Maisa Peixoto Garcia; Carla Mayara dos Santos de Jesus; Elaine Alves 
  • Inteligência artificial como recurso pedagógico em linguagens – Melissa Montovani Telles 
  • Inteligência artificial e a capacitação de pessoas autistas para o mercado de trabalho – Tainara Soares; Davi Milan; Mariana Moreira De Querioga; Manoel Lázaro da Silva Alves  
  • Inteligência emocional nas formações dos docentes em pcmat – programa novo olhar – SESI – Camila Ramalho 
  • Interdisciplinaridade e aluno como protagonista – Larissa Rodrigues Morelli 
  • Letramento anticapacitista – Sabrina Caires de Garcia; Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra 
  • Literatura de mulheres indígenas e práticas escolares inclusivas: uma proposta de letramento literário a partir de textos de joana chagas e jama wapichama – Michelly Cordeiro Santana; Emanuele de Souza Pacheco 
  • Materiais educacionais digitais: na sala de aula, o futuro já é midiático. – Palma Carla Carneiro De Castro  
  • Mentalidades matemáticas na educação infantil – Emília Gil 
  • Método filosófico para processar o diálogo como método de ensino – Otavio Barduzzi 
  • Minuto em ação, iniciando as aulas com emoção. – Indira Vânia Pereira da Silva 
  • Mostra de vídeos etnias: eu faço parte da história! – Tatyana Ribeiro Paiva 
  • Multimodalidade na educação – materiais e recursos tecnológicos nas práticas de ensino – Samantha Santos Silva 
  • Narrativa docente referente às plataformas digitais no ambiente escolar: crítica e reflexão sobre seu uso nas escolas estaduais do município de são vicente – Pedro Henrique Magalhaes do nascimento; Jefferson Campos Lopes; João Vitor Magalhães Do Nascimento 
  • Novas habilidades e competências essenciais do professor no contexto pós-pandemia – Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior 
  • Novo ensino médio sesi-rj com itinerário técnico senai-rj: professores em ação para a construção do projeto de vida dos estudantes – Luiza Maria Martins Chaves; Alessandra Matos da Silva; Ana Claudia Medeiros Pernes da Silva Oliveira; Luciana Vieira Santos 
  • O conceito de preceptoria no ensino superior: relato de experiência na faculdade SESI-SP de educação – Bruna da Silva Campos; Erica Cruz Gasperini 
  • O emprego da linguagem das histórias em quadrinhos em sala de aula – Roberto Luis Munhoz Silva 
  • O ensino médio na educação escolar indígena paulista: uma análise das alterações curriculares – Rafael Pereira Simonetti 
  • O espaço da regência na residência educacional: relato da primeira experiência em sala de aula – Lanna Cristine dos Santos 
  • O impacto da lei 11.645/08 no ensino de literaturas indígenas para os anos finais do ensino fundamental: uma análise qualiquantitativa das coleções de língua portuguesa aprovadas pelo pnld 2024 – Adassa Buschini Prado 
  • O impacto do uso de tecnologias sociais na educação – Bruno Cabral Rodrigues 
  • O inglês na era digital: os aplicativos de idiomas sob uma perspectiva pós-método – Pedro Augusto Carneiro Ferreira; Paula Cristina Bullio 
  • O livro infantil e a narrativa histórica da identidade nacional brasileira: olhares a partir da promulgação da lei 10.639/03 – Mariana Loureiro 
  • O lugar como ponto de partida para aprendizagem dos conceitos geográficos – Ana Paula Araujo Vieira; Luiz Tiago De Paula 
  • O papel das tecnologias digitais e da robótica educacional aliados á uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos na formação dos estudantes do ensino fundamental – Isabelle do Rosário Carvalho 
  • O papel dos aplicativos de ia no aprendizado de inglês: uma análise para o desenvolvimento de habilidades linguísticas – Camila Laguna Rodolpho 
  • O uso da rotação por estações em ambiente virtual na formação de professores durante a pandemia – Viviane Guizelini 
  • O uso de inteligência artificial e o processo de ensino aprendizagem de cálculo diferencial e integral I – Marco Aurelio Gouveia 
  • O uso de recursos virtuais de aprendizagem e ensino após a pandemia: os obstáculos no desenvolvimento profissional dos educadores – Marilyn Oriana García Rodríguez 
  • O uso de um game no ensino de ciências por investigação – Nedir Soares; Sílvia Trivelato 
  • O uso do aplicativo canva na prática da oralidade: uma proposta visando a criticidade – Luiz Eduardo Da Silva Santos 
  • O uso ético da inteligência artificial (ia) no ensino médio: potencialidades e desafios aos(às) educadores(as) dos vários componentes curriculares – Bruna Gimenez da Silva; Vívian Maria Wienen; Luis Fernando Quintino; Simone Aparecida Tiziotto 
  • Organizações estudantis como caminho para escolas revolucionárias – Thalita Alves Dias 
  • Os clássicos literários e a tecnologia na formação do leitor: uma proposta de leitura – Julia Caçorla Galvão 
  • Os jogos digitais como ferramenta pedagógica para a construção da representatividade lgbtqiapn+ na escola – Bruno Flores Prandini 
  • Os lugares de formação e práticas do professor e coordenação pedagógica: um recorte do cotidiano do ensino médio para narrar o planejamento e processos avaliativos – Rutzkaya Queiroz dos Reis; Leandro Pereira Canuto 
  • Os registros e a visibilidade dos sujeitos na escola das infâncias: crianças e professores que aprendem juntos. – Geovana Da Conceição Silva 
  • Os sistemas de ensino e as desigualdades educacionais em mundo globalizado: reflexões, desafios e adaptações. – Felipe Machado 
  • Partículas elementares em perspectiva: novos métodos para leituras de ilustrações científicas em livros de divulgação científica. – Aracherly Rodrigues de Melo; Wagner Moreira da Silva 
  • Peer instruction: uma proposta de metodologia ativa – Carla Fernanda da Silva Perez 
  • Perspectivas da educação estatística, educação financeira e educação fiscal, com um olhar da educação crítica para formação de formadores de professores de matemática – Ana Paula Mayara Vitolo; Celso Ribeiro Campos 
  • Perspectivas de gardner e vygotsky na educação inclusiva: desafios em salas de aula superlotadas – Luciane Mees Fontes 
  • Perspectivas para a formação inicial de professores em relação à alfabetização matemática – Luis Paulo Martins; Brenda Vaz Pereira 
  • Plano de ação: inovação tecnológica para e na educação básica – Jordana Souza Silva 
  • Possibilidades para o uso do diário de bordo nas aulas de história – Julio Cesar Junior Medeiros Peixoto 
  • Potencial das tecnologias digitais, ia e a inserção do autista no mercado laboral – Erica Dantas da Silva; Davi Milan 
  • Práticas de ensino de literatura e cultura africana e negro-brasileira na escola: caminhos e possibilidades para a valorização das diferenças – Raimundo Nonato da Silva Filho 
  • Práticas e vivências musicais a favor da inclusão no desenvolvimento da criança – Felipe Mattos Dos Santos; Shirlei Oliveira de Godoi 
  • Práticas pedagógicas de canto em centros educacionais – Débora Rodrigues Rangel 
  • Precarização do ensino e o uso da ia na educação do estado de São Paulo – João Kalebe Da Silva Oliveira 
  • Programa de alfabetização responsável: desafios e propostas – Neusa Terumi Kawakami Kiryu; Claudiane Rigolo Fernandes Vaz 
  • Projeto educacional “minha família resolve problemas!” – Daniella Oliveira Teixeira de Souza; Flávia Moraes Bertaioli 
  • Promovendo excelência na educação infantil: formação continuada para professores – Bianca Bezerra 
  • Realidade virtual e a recuperação da aprendizagem no ensino fundamental – anos finais – Cleber De Carvalho Lima 
  • Realidade virtual na educação: desafios E oportunidades na sala de aula – Caroline Filipi Da Silva; Cintia Azevedo Marques de Souza; Patricia Thome Figueiredo Nolasco 
  • Recomposição Através De Jogos E Ia – Raquel Blaustein Regino Gaudencio 
  • Referências formativas para formar o professor-avaliador no brasil: uma abordagem preliminar – Adriana Maria Putini Assi; Alexandra de Jesus Auger; Paulo Garcia 
  • Reflexão da prática docente : taxonomia de blomm – Rejane Aparecida Meneghini Kobori 
  • Reflexões da educação antirracista a partir das expectativas socioemocionais da rede SESI – SP – Ederson Sales Pastor; Marcio Catharin Marchetti 
  • Relações étnico-raciais e arte na escola: tecnologias digitais como facilitadoras de uma educação antirracista. – Marcela Fernandes; Juarez Tadeu de Paula Xavier 
  • Residência educacional: conexões entre a formação inicial de professores e a profissionalização docente. Qual é o papel dos diferentes sujeitos escolares? – João Vitor de Paula 
  • Revisão da literatura: inteligência artificial na educação – José Augusto Fiorucci; Ana Paula Mayara Vitolo 
  • Rotatividade de estagiários na educação: a importância da gestão escolar – Simone de Oliveira Vicente Brasileiro 
  • Ser professor: o profissionalismo deve começar na graduação – João Luiz Muzinatti 
  • Situações-problemas e estratégias de enfrentamento: percepções de professores de educação física – Igor Malinosqui Rinaldi; Rudson Caetano Rodrigues; Rafael de Souza Nogueira; Patrícia Oliveira 
  • Tecendo saberes e respeito: uma experiência de extensão universitária com arte, tecnologia e heranças afro-brasileiras – Gilderlon Fernandes Oliveira 
  • Tecnologia e inovação no auxílio de desenvolvimento de habilidades de leitura e de interpretação de poemas: uma leitura de soneto do humanismo – Gabriel dias vidal azevedo  
  • Tecnologia e inovação para os futuros educacionais – revolução pedagógica: chat gpt + tpr gerando engajamento nas aulas de inglês. – Bruna Albrecht De Souza Oliveira Valente 
  • Tecnologias educacionais na formação literária dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: saberes para uma aprendizagem criativa – Alicia da Cunha Souza Fernandes; Danieli Tavares 
  • Inovação tecnológica na educação: moldando futuros educacionais / technological innovation in education: shaping future learning – Karlanne Atilla Sousa Martins Lima 
  • Transformação digital das práticas escolares em quatro etapas – Rodrigo da Silveira Guimarães; Silvia Renata de Oliveira Santos 
  • Trocas e reflexões da prática na educação infantil – Fabiana Gori Leardine Zorzi 
  • Ubuntu: um percurso pela áfrica, suas riquezas e heranças. – Grasielly Lopes; Juliana Maria Parini 
  • Ultrapassando as barreiras para o ensino inclusivo: manejo do comportamento e aprendizagem. – Patricia Cristina de Oliveira 
  • Um (im)provável teorema sobre as categorias fundantes da educação: gestão, professor e aluno – Alexandre Felipe de Sousa 
  • Uma experiência pedagógica em ensino de humanidades e educação socioambiental: desenvolvendo práticas educativas com mestrandos no caparaó capixaba – Sabrine Lino Pinto; Eduardo Fausto Kuster Cid; Aramis Cortes de Araujo Junior; Matheus Lino Pinto 
  • Uma perspctiva sobre a formação continuada de docentes: dialógica entre diplomação ou qualificação – Maria Livia  
  • Uso da ferramenta forms como alternativa às provas em papel – Karen Gonçalves Gomes Ferreira 
  • Valores para a vida: educação física como instrumento na formação do cidadão. – Luciene Lenhare Remédio; Waldirene Dias Guimaraes 
  • Varejão: um olhar entre fissuras – Cleber José Ferreira dos Santos; Joselia Possente Viana Lima 

Leia também

23|04|2025

COIL (Collaborative Online International Learning) – University of Pennsylvania and Faculdade Sesi de Educação – DECOLONIAL PERSPECTIVE IN HIGHER EDUCATION

Organizadores: Paula Bullio Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigos Tema: Decolonial Perspective In Higher Education Comparative Study of Racism in […]

Leia mais
20|03|2025

Espaços Públicos Urbanos e Vulnerabilidade: Lugares de problemas ou soluções?

Autores(as): Luiz Tiago De Paula e Eduardo Marandola Jr. Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigo Resumo: Espaços públicos urbanos possuem, […]

Leia mais