30|10|2023

A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

 

 

Autor(a): Ana Paula Gomes Seferian

Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Tipo do Material: Artigo Científico

Tema: Ensino de Geografia

Resumo:
Esse artigo apresenta reflexões suscitadas pela tese de doutorado defendida em 2018, a partir das constatações apresentadas nesse trabalho. Na referida tese, pudemos ponderar sobre a relação do Conhecimento do tema (GROSSMAN, 1990) ou Conhecimento Específico do Conteúdo (SHULMAN, 1982), que compõe o Pedagogical Content Knowledge (PCK) com o desenvolvimento de habilidades e competências em Geografia. Para tanto buscamos contextualizar a pesquisa e seus resultados, apresentando a organização de um plano de ensino para o ensino superior que se vale das Sequências Didáticas (SDs), tanto como recurso organizador das atividades de ensino, como também se mostrou fonte para a sistematização dos dados e das análises realizadas. Por fim, procuramos mostrar a importância do Conhecimento do Tema tanto na formação dos professores, como para a elaboração de currículos que promovam o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

 

Leia o artigo completo

Leia também

13|05|2025

Anais do II Congresso Internacional de Educação SESI-SP

Autor(a): Diversos autores Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Anais Tema: Diversos Resumo: Os Anais reúnem os trabalhos apresentados e […]

Leia mais
23|04|2025

COIL (Collaborative Online International Learning) – University of Pennsylvania and Faculdade Sesi de Educação – DECOLONIAL PERSPECTIVE IN HIGHER EDUCATION

Organizadores: Paula Bullio Área do Conhecimento: Educação Tipo do Material: Artigos Tema: Decolonial Perspective In Higher Education Comparative Study of Racism in […]

Leia mais