27|10|2023

A presença indígena em textos e contextos

 

 

Autor(a): Renata Palumbo

Área do Conhecimento: Linguagens

Tipo do Material: Oficina

Tema: A presença indígena em textos e contextos

Resumo: A oficina propõe um trabalho voltado ao ensino-aprendizagem em seu viés crítico a partir de atividades com produções multimodais na mídia e no cinema, envolvendo os povos originários. Divide-se em dois momentos. No primeiro momento, uma análise crítica da série televisiva “Cidade Invisível”, de Carlos Saldanha, partindo da fruição e discussão de alguns trechos de episódios selecionados. Aborda a problemática da falta de representatividade indígena na 1ª temporada, ao passo que verifica os caminhos percorridos pelo roteiro e direção a fim de corrigir esse problema na 2ª temporada. Discute as ideias de Ailton Krenak (2019; 2020) e de Davi Kopenawa (2010). No segundo, baseando-se nos pressupostos teóricos de Street (2014), Monte Mór (2013), Nóvoa (2017) e Sardinha (2018), acerca de multiletramentos e multimodalidades, analisa textos da esfera jornalística, como notícias e charges, bem como excertos de textos literários selecionados, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico através de elaboração de perguntas mobilizadoras. Essa oficina relaciona os textos e a série a impasses sociais urgentes, como o garimpo na Amazônia e a exploração exaustiva dos povos originários, estabelecendo o caráter político da língua e da arte como forma de manifestação, denúncia e ativismo.

 

Confira o material completo

Leia também

22|04|2024

Robinho, Daniel Alves, Neymar… E Nossos Estudantes?

Autor(a): João Luiz Muzinatti Área do Conhecimento: Pedagogia Tipo do Material: Artigo Científico Tema: Educação nas escolas com uso de temas de […]

Leia mais
22|04|2024

Escola Associada: Possíveis Diálogos Entre o Ensino Superior e a Educação Básica

Autor(a): Hugo Cesar Bueno Nunes, Michelle Julia De Sousa e  Luis Paulo Martins Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo […]

Leia mais