25|04|2023

Indisciplina na Escola: O “Problema-Aluno” e o Problema do Currículo

 

Autores

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos Hugo Cesar Bueno Nunes

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como o currículo escolar pode produzir o problema aluno e a indisciplina na escola. Assim, partimos do pressuposto de que o aluno chamado de problemático, elogiado, indisciplinado, é apenas um efeito da organização curricular em voga em muitas escolas do Brasil. Esses alunos-problema geralmente são afetados por algum tipo de deficiência ou mesmo aqueles que, em algum momento, escaparam da lógica disciplinar da escola e, dependendo do “deslize”, serão rotulados e carregarão consigo o estigma de “problemático” por toda a sua experiência escolar e, consequentemente, muitos anos da sua vida. No atual modelo capitalista de educação em massa, quaisquer problemas pessoais e subjetivos dos alunos devem ser completamente descartados, como se suas vidas fossem divisíveis, deixando seus problemas em casa e chegando apenas com a versão polida para o ambiente escolar.

Palavras-Chave: Aluno problemático. Indisciplina. Educação.

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

13|08|2024

O Caso Padilha em Cuba: Debates na história e na tela de cinema

Autor(a): Mariana Martins Villaça e Sílvia Cezar Miskulin Área do Conhecimento: Documentário Tipo do Material: Artigo Tema: O Caso de […]

Leia mais
30|05|2024

CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO: QUE É ISSO?

Autor(a): João Luiz Muzinatti Área do Conhecimento: Filosofia da educação matemática Tipo do Material: Capítulo de livro (ainda não publicado por […]

Leia mais