25|04|2023

Indisciplina na Escola: O “Problema-Aluno” e o Problema do Currículo

 

Autores

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos Hugo Cesar Bueno Nunes

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como o currículo escolar pode produzir o problema aluno e a indisciplina na escola. Assim, partimos do pressuposto de que o aluno chamado de problemático, elogiado, indisciplinado, é apenas um efeito da organização curricular em voga em muitas escolas do Brasil. Esses alunos-problema geralmente são afetados por algum tipo de deficiência ou mesmo aqueles que, em algum momento, escaparam da lógica disciplinar da escola e, dependendo do “deslize”, serão rotulados e carregarão consigo o estigma de “problemático” por toda a sua experiência escolar e, consequentemente, muitos anos da sua vida. No atual modelo capitalista de educação em massa, quaisquer problemas pessoais e subjetivos dos alunos devem ser completamente descartados, como se suas vidas fossem divisíveis, deixando seus problemas em casa e chegando apenas com a versão polida para o ambiente escolar.

Palavras-Chave: Aluno problemático. Indisciplina. Educação.

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

05|07|2023

Trocas Literárias utiliza diversas linguagens artísticas para pesquisar e apresentar obras literárias

O projeto Trocas Literárias utiliza diversas linguagens artísticas para pesquisar e apresentar obras literárias. Os participantes são estudantes do Ensino […]

Leia mais
23|05|2023

Avaliando Atividades Mão na Massa em Oficinas no Laboratório com os Pequenos: educação ambiental em ação para o descarte adequado de pilhas e baterias

  Autores: Wagner Moreira da Silva. Lucas Leonardo Pedroso. Aracherly Rodrigues de Melo. Heloisa Mirandola Souza. Giovanna Carla Concon Cunha. […]

Leia mais