05|05|2023

DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

Autor(a)
Beatriz Abreu

Resumo
Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na prática pedagógica. Seu objetivo é analisar e questionar os efeitos didáticos e sociais da cultura promovida pela mídia e recursos tecnológicos. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, relaciona o panorama sociopolítico brasileiro contemporâneo ao da Alemanha nazista e estabelece diálogo entre os estudos de Theodor Adorno (1947) e Paulo Freire (1982, 1999, 2019). Discorre sobre “entretenimento”, “arte elitizada” e “cultura de massas”, bem como as mudanças de fruição estética geradas pelos meios de comunicação, sobretudo rádio, televisão, Internet e plataformas de streaming. Os resultados mostram que considerar as referências culturais dos estudantes favorece uma educação cuja linguagem acessível comunica, promove o senso crítico, faz refletir e, por isso, emancipa

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

13|08|2024

O Caso Padilha em Cuba: Debates na história e na tela de cinema

Autor(a): Mariana Martins Villaça e Sílvia Cezar Miskulin Área do Conhecimento: Documentário Tipo do Material: Artigo Tema: O Caso de […]

Leia mais
30|05|2024

CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO: QUE É ISSO?

Autor(a): João Luiz Muzinatti Área do Conhecimento: Filosofia da educação matemática Tipo do Material: Capítulo de livro (ainda não publicado por […]

Leia mais