05|05|2023

DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

Autor(a)
Beatriz Abreu

Resumo
Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na prática pedagógica. Seu objetivo é analisar e questionar os efeitos didáticos e sociais da cultura promovida pela mídia e recursos tecnológicos. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, relaciona o panorama sociopolítico brasileiro contemporâneo ao da Alemanha nazista e estabelece diálogo entre os estudos de Theodor Adorno (1947) e Paulo Freire (1982, 1999, 2019). Discorre sobre “entretenimento”, “arte elitizada” e “cultura de massas”, bem como as mudanças de fruição estética geradas pelos meios de comunicação, sobretudo rádio, televisão, Internet e plataformas de streaming. Os resultados mostram que considerar as referências culturais dos estudantes favorece uma educação cuja linguagem acessível comunica, promove o senso crítico, faz refletir e, por isso, emancipa

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

30|10|2023

A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Autor(a): Ana Paula Gomes Seferian Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo Científico Tema: Ensino de […]

Leia mais
30|10|2023

Desafios enfrentados pelos estudantes ao produzirem seus textos e dicas para superar os desafios na escrita

    Autor(a): Valeria Hernandorena Monteagudo de Campos Área do Conhecimento: Linguagens Tipo do Material: Podcast Tema: Desafios enfrentados pelos […]

Leia mais