05|05|2023

DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

Autor(a)
Beatriz Abreu

Resumo
Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na prática pedagógica. Seu objetivo é analisar e questionar os efeitos didáticos e sociais da cultura promovida pela mídia e recursos tecnológicos. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, relaciona o panorama sociopolítico brasileiro contemporâneo ao da Alemanha nazista e estabelece diálogo entre os estudos de Theodor Adorno (1947) e Paulo Freire (1982, 1999, 2019). Discorre sobre “entretenimento”, “arte elitizada” e “cultura de massas”, bem como as mudanças de fruição estética geradas pelos meios de comunicação, sobretudo rádio, televisão, Internet e plataformas de streaming. Os resultados mostram que considerar as referências culturais dos estudantes favorece uma educação cuja linguagem acessível comunica, promove o senso crítico, faz refletir e, por isso, emancipa

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

22|04|2024

Robinho, Daniel Alves, Neymar… E Nossos Estudantes?

Autor(a): João Luiz Muzinatti Área do Conhecimento: Pedagogia Tipo do Material: Artigo Científico Tema: Educação nas escolas com uso de temas de […]

Leia mais
22|04|2024

Escola Associada: Possíveis Diálogos Entre o Ensino Superior e a Educação Básica

Autor(a): Hugo Cesar Bueno Nunes, Michelle Julia De Sousa e  Luis Paulo Martins Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo […]

Leia mais