05|05|2023

DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

Autor(a)
Beatriz Abreu

Resumo
Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na prática pedagógica. Seu objetivo é analisar e questionar os efeitos didáticos e sociais da cultura promovida pela mídia e recursos tecnológicos. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, relaciona o panorama sociopolítico brasileiro contemporâneo ao da Alemanha nazista e estabelece diálogo entre os estudos de Theodor Adorno (1947) e Paulo Freire (1982, 1999, 2019). Discorre sobre “entretenimento”, “arte elitizada” e “cultura de massas”, bem como as mudanças de fruição estética geradas pelos meios de comunicação, sobretudo rádio, televisão, Internet e plataformas de streaming. Os resultados mostram que considerar as referências culturais dos estudantes favorece uma educação cuja linguagem acessível comunica, promove o senso crítico, faz refletir e, por isso, emancipa

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

05|07|2023

Trocas Literárias utiliza diversas linguagens artísticas para pesquisar e apresentar obras literárias

O projeto Trocas Literárias utiliza diversas linguagens artísticas para pesquisar e apresentar obras literárias. Os participantes são estudantes do Ensino […]

Leia mais
23|05|2023

Avaliando Atividades Mão na Massa em Oficinas no Laboratório com os Pequenos: educação ambiental em ação para o descarte adequado de pilhas e baterias

  Autores: Wagner Moreira da Silva. Lucas Leonardo Pedroso. Aracherly Rodrigues de Melo. Heloisa Mirandola Souza. Giovanna Carla Concon Cunha. […]

Leia mais