04|05|2023

Educação Inclusiva e Educação Especial na perspectiva inclusiva: repensando uma Educação Outra

 

Autores
Márcia Maria Rodrigues Uchôa
Jerry Adriano Villanova Chacon

Resumo
A Educação Inclusiva e a Educação Especial, na perspectiva inclusiva, suscitam a valorização das diferenças e da diversidade no âmbito educacional, reconhecendo as histórias, as identidades e as culturas dos indivíduos e grupos que historicamente foram secundarizados, tendo em vista uma sociedade mais justa e equitativa. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo promover a sensibilização quanto à importância de ambas para a construção de práticas pedagógicas democráticas e includentes, materializadas no currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, com aporte teórico em Freire (2011, 2015), Mazzotta (2010), Mantoan (2003, 2007, 2011), em legislações educacionais (BRASIL, 2008, 2009, 2015), dentre outros. A Educação Inclusiva e a Educação Especial, na perspectiva inclusiva, convergem-se em uma Educação Outra, direcionada para a aceitação das diferenças e da diversidade social e cultural no contexto educacional e para a democratização escolar, constituindo-se uma nova cultura escolar, que respeita, valoriza e inclui a alteridade. Palavras-chave: Inclusão; Alteridade; Currículo.

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

30|10|2023

A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Autor(a): Ana Paula Gomes Seferian Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo Científico Tema: Ensino de […]

Leia mais
30|10|2023

Desafios enfrentados pelos estudantes ao produzirem seus textos e dicas para superar os desafios na escrita

    Autor(a): Valeria Hernandorena Monteagudo de Campos Área do Conhecimento: Linguagens Tipo do Material: Podcast Tema: Desafios enfrentados pelos […]

Leia mais