29|09|2023

HIP HOP PRESENTE! – ACONTECIMENTO NA ESCOLA

 

Autor(a)
Tatiana Zavanella – Escola SESI Santo André, Arthur Müller – Faculdades SESI de Educação, Hugo Cesar Bueno Nunes – Faculdades SESI de Educação.

Introdução
A dança é uma manifestação expressiva e cultural da humanidade, por isso se faz presente no ambiente escolar, mas não raro percebemos a proposta da vivência de tal manifestação restringida a arte e educação física, principalmente quando consideramos o período das festividades juninas. Inserida em uma proposta cultural de educação física, a dança pretende dialogar com as diferentes culturas dos escolares por meio das orientações: mapear e realizar as leituras das práticas corporais, vivenciar e ressignificar os diferentes “dançares”, aprofundar e ampliar as possibilidades de prática. O presente relato de experiência foi pautado a partir da proposta do currículo da rede SESI (culturalmente orientado), onde foi tematizada a dança com estudantes dos 9º anos do ensino fundamental na escola SESI Jardim Santo Alberto, em Santo André.

 

Leia o artigo completo

Leia também

25|10|2024

DISTOPIAS URBANAS: FENOMENOLOGIA DO HABITAR A URBE CONTEMPORÂNEA

Autor(a): Luiz Tiago de Paula Área do Conhecimento: Distopias Tipo do Material: Artigo Tema: Distopias Urbanas Resumo: Este texto é um ensaio […]

Leia mais
25|10|2024

A dança-do-lugar como prática para uma fenomenologia dos espaços públicos urbanos

Autor(a): Luiz Tiago de Paula e Eduardo José Marandola Junior Área do Conhecimento: Geografia Tipo do Material: Artigo Tema: A dança-do-lugar […]

Leia mais