29|09|2023

HIP HOP PRESENTE! – ACONTECIMENTO NA ESCOLA

 

Autor(a)
Tatiana Zavanella – Escola SESI Santo André, Arthur Müller – Faculdades SESI de Educação, Hugo Cesar Bueno Nunes – Faculdades SESI de Educação.

Introdução
A dança é uma manifestação expressiva e cultural da humanidade, por isso se faz presente no ambiente escolar, mas não raro percebemos a proposta da vivência de tal manifestação restringida a arte e educação física, principalmente quando consideramos o período das festividades juninas. Inserida em uma proposta cultural de educação física, a dança pretende dialogar com as diferentes culturas dos escolares por meio das orientações: mapear e realizar as leituras das práticas corporais, vivenciar e ressignificar os diferentes “dançares”, aprofundar e ampliar as possibilidades de prática. O presente relato de experiência foi pautado a partir da proposta do currículo da rede SESI (culturalmente orientado), onde foi tematizada a dança com estudantes dos 9º anos do ensino fundamental na escola SESI Jardim Santo Alberto, em Santo André.

 

Leia o artigo completo

Leia também

29|02|2024

Subjetividade, heterotopia e corporeidade: os desafios de pensar uma escola outra

  Autor(a): Hugo Cesar Bueno Nunes e Arthur Müller Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo Científico Tema: […]

Leia mais
30|10|2023

A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Autor(a): Ana Paula Gomes Seferian Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo Científico Tema: Ensino de […]

Leia mais