04|05|2023

O papel de autoridade do professor e a ideia de avaliação como metodologia para a autonomia

 

Autor(a)
Anderson Zanetti
Armando Lino da Silva Lopes
Fabiana Nogueira Morais

Resumo
Para fundamentar a hipótese de ligação entre o papel de autoridade do professor, certas metodologias avaliativas e a construção da autonomia, os autores recorreram ao estudo bibliográfico, ao apuramento teórico-conceitual e a algumas experiências da residência educacional da Faculdade SESI – SP de Educação. Acerca das ideias de autoridade e autonomia, destacam-se as contribuições de Paulo Freire e Hannah Arendt. Com relação a algumas metodologias e abordagens avaliativas, as principais referências são Philippe Perrenoud, Jussara Hoffman, Maria Auxiliadora Machado, Celso dos Santos Vasconcellos e Benigna Villas Boas. Feito o percurso do trabalho, nota-se a importância de retomada conceitual do papel de autoridade do professor, ideia muitas vezes confundida com autoritarismo, bem como o caráter dialético de construção da autonomia do educando, processo visível em práticas avaliativas emancipadoras. Palavras-chave: Autoridade; Autonomia; Avaliação; Metodologias de ensino

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

30|10|2023

A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Autor(a): Ana Paula Gomes Seferian Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo Científico Tema: Ensino de […]

Leia mais
30|10|2023

Desafios enfrentados pelos estudantes ao produzirem seus textos e dicas para superar os desafios na escrita

    Autor(a): Valeria Hernandorena Monteagudo de Campos Área do Conhecimento: Linguagens Tipo do Material: Podcast Tema: Desafios enfrentados pelos […]

Leia mais