05|05|2023

O trabalho com a diferença na Educação Física escolar

 

Autor(a)
Hugo Cesar Bueno Nunes

Resumo
Nesta sociedade, a identidade e a diferença se traduzem em declarações sobre quem está incluído e quem está excluído, quem está representado e quem não está representado. Na esteira desta discussão, o objetivo deste trabalho é compreender como um professor que atua a partir do currículo cultural de Educação Física trata a questão da diferença. O presente estudo caracterizou-se por ser de carácter qualitativo, do tipo documental. No caso específico, utilizamos a análise de um relato de experiência, escrito por um docente que atua na Educação Básica. Os resultados indicam que o trabalho com as diferenças no âmbito do currículo cultural traz visibilidade para as diferenças culturais que constituem todos/as cidadãos. Desta maneira, consideramos que foram propostas situações didáticas pelo professor que buscaram valorizar as diferenças, e, assim, dar visibilidade a questões por muito tempo escamoteadas nos currículos escolares

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

30|10|2023

A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Autor(a): Ana Paula Gomes Seferian Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo Científico Tema: Ensino de […]

Leia mais
30|10|2023

Desafios enfrentados pelos estudantes ao produzirem seus textos e dicas para superar os desafios na escrita

    Autor(a): Valeria Hernandorena Monteagudo de Campos Área do Conhecimento: Linguagens Tipo do Material: Podcast Tema: Desafios enfrentados pelos […]

Leia mais