05|05|2023

O trabalho com a diferença na Educação Física escolar

 

Autor(a)
Hugo Cesar Bueno Nunes

Resumo
Nesta sociedade, a identidade e a diferença se traduzem em declarações sobre quem está incluído e quem está excluído, quem está representado e quem não está representado. Na esteira desta discussão, o objetivo deste trabalho é compreender como um professor que atua a partir do currículo cultural de Educação Física trata a questão da diferença. O presente estudo caracterizou-se por ser de carácter qualitativo, do tipo documental. No caso específico, utilizamos a análise de um relato de experiência, escrito por um docente que atua na Educação Básica. Os resultados indicam que o trabalho com as diferenças no âmbito do currículo cultural traz visibilidade para as diferenças culturais que constituem todos/as cidadãos. Desta maneira, consideramos que foram propostas situações didáticas pelo professor que buscaram valorizar as diferenças, e, assim, dar visibilidade a questões por muito tempo escamoteadas nos currículos escolares

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

05|07|2023

Trocas Literárias utiliza diversas linguagens artísticas para pesquisar e apresentar obras literárias

O projeto Trocas Literárias utiliza diversas linguagens artísticas para pesquisar e apresentar obras literárias. Os participantes são estudantes do Ensino […]

Leia mais
23|05|2023

Avaliando Atividades Mão na Massa em Oficinas no Laboratório com os Pequenos: educação ambiental em ação para o descarte adequado de pilhas e baterias

  Autores: Wagner Moreira da Silva. Lucas Leonardo Pedroso. Aracherly Rodrigues de Melo. Heloisa Mirandola Souza. Giovanna Carla Concon Cunha. […]

Leia mais