12|02|2020

Astronomia e Astrofísica são temas de palestra na Faculdade Sesi

O professor Paulo duranta a palestra. (Foto: Edione Abreu).

Como parte das atividades do início das aulas 2020 da Faculdade SESI-SP de Educação (Fasesp), na última terça-feira (4), os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza receberam a palestra “Surpreenda-se! Você é Feito de Poeira de Estrelas”. A atividade foi ministrada pelo professor Paulo Leme (palestrante e ex-professor da Universidade Cruzeiro do Sul).

A palestra também serviu como um momento de integração entre professores e alunos, calouros e veteranos do curso de Ciências da Natureza. “A ideia foi aproveitar o início das aulas para promover a interação do corpo docente e discente de Ciências da Natureza, e com isso, mostrar a integração que existe na área”, explica o professor das Unidades Curriculares de física da Faculdade Sesi, Eraldo Rizzo de Oliveira.

O Professor Eraldo Oliveira durante a abertura da atividade. (Foto: Edione Abreu).

A atividade ainda contou com uma mesa redonda sobre o tema da “Transdisciplinaridade”, que promoveu discussões com os professores das disciplinas de física, química, biologia e pedagógicas com os estudantes. “Cada um trouxe a sua contribuição, a partir da sua experiência docente”, comenta o professor Eraldo.

“Acho que essas aulas diferentes ajudam a gente a ter uma conexão maior com a matéria. Isso nos ajuda a fixar melhor o assunto e buscar outras perspectivas de ensino”, relata a estudante do primeiro ano, Larissa Alves de Souza. Ela conta que estudou em escola pública e conheceu a Faculdade Sesi através de indicação de familiares.

Veteranos, calouros e professores tiveram um momento de integração durante o evento. (Foto: Edione Abreu).

Para o também calouro, Matheus Rodrigues de Almeida, que conheceu a Faculdade Sesi em uma rede social, momentos assim são importantes, pois servem para que todos os alunos possam se conhecer melhor. “Minha expectativa está bem alta para o desenvolvimento do semestre letivo aqui na Faculdade. Espero ter mais atividades desse tipo”, conclui.

O palestrante
Paulo Leme é professor aposentado e palestrante, com graduação em Física e pós-graduação em Astronomia e Astrofísica pela USP e Ohio State University. Durante a palestra ele falou sobre a sua trajetória profissional e abordou temas como o funcionamento dos elementos químicos no planeta e como eles se relacionam com o universo.

“É sempre um prazer falar da maravilha do universo e me comunicar com as pessoas, ainda mais nesse ambiente da educação e de multiplicadores do conhecimento”, ressalta Leme. Para os mais jovens ele destaca ainda que é importante ter amor pela profissão e sentir prazer naquilo que faz “Então fundamentalmente você tem que gostar daquilo que faz, pois assim fazemos tudo com prazer, além de continuarmos estudando em busca de novos conhecimentos sempre”, finaliza.

Em foco