09|05|2022

II Encontro de arte contemporânea: ecos de 1922

O II Encontro de Arte Contemporânea: ecos de 1922  é um evento idealizado por professores da Faculdade SESI de Educação juntamente com estudantes do curso de Linguagens. A proposta do encontro surgiu de discussões realizadas em unidades curriculares que contemplam o estudo de artes e/ou contemporaneidade. Ficou claro que a relação com a literatura, as artes visuais, o teatro e tantas outras linguagens poderia se expandir a partir de vivências em mesas redondas, saraus e atividades afins. Assim, no diálogo com artistas e pesquisadores, os estudantes pensariam sobre diversos temas que atravessam a arte contemporânea, inclusive o espaço desta na escola básica. Os 100 anos da Semana de Arte Moderna é o nosso segundo recorte temático do encontro. A proposta é reconhecer, analisar e problematizar as influências desse marco histórico e cultural na arte contemporânea. Dessa forma, foram convidados pesquisadores e artistas para compor a mesa redonda do dia 12/05 (confira a programação com detalhes sobre os convidados). O II ENCONTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA: ECOS DE 1922 tem como objetivo promover discussão sobre temas relevantes para a academia e para a formação contínua de professores. O evento é online e aberto ao público. Contamos com a participação de todos nas atividades deste ano e também para pensar possíveis recortes temáticos para os próximos encontros. Professores responsáveis: Emanuele Pacheco, Isabela Carleti, Levi Lopes, Renata Palumbo, Valéria Campos e Vitor Marcelino.
PALESTRANTES 
BRUNA KALIL OTHERO
È escritora brasileira, performer, professora e pesquisadora. Cursa PhD em Português na Indiana University (EUA). Mestra em literatura brasileira pela UFMG. Autora das obras de poesia, como “Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas” (2019, premiada pelo Ministério da Cultura).
CLAUDINEI ROBERTO DA SILVA
È artista visual, curador e educador. Formado em Educação Artística pela USP. Coordenou diversos projetos, tendo atuado no MIS, no Museu Afro e na Bienal de SP. Atualmente é curador da exposição “Modernismo desde aqui”, em cartaz no Paço das Artes até 03/07.
MAILSON FURTADO
É escritor cearense, produtor cultural e facilitador em cursos e oficinas sobre arte, cultura, literatura, teatro e protagonismo juvenil. É autor de “à cidade”, obra vencedora do Prêmio Jabuti 2018 nas categorias Poesia e Livro do Ano.
CRISTIANO DE SALES
É professor de literatura na UTFPR. Pesquisador de poéticas modernas e contemporâneas. Escreve poesia. Publicou os livros “De silêncios e demoras” (2020) e “Urgências que não são” (2021). Colabora como crítico no jornal “Rascunho”.
SERVIÇO
II Encontro de Arte Contemporânea: ecos de 1922
12/05/2022 | Online
19h30 às 21h30
Inscreva-se para participar do evento no Teams

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais