21|10|2021

Encontro promove discussões sobre arte contemporânea produzida por mulheres do Brasil, África e Portugal

Nos dias 25, 27 e 29 de outubro será realizado o I Encontro de Arte Contemporânea: mulheres em foco. O evento tem o objetivo de promover discussões sobre temáticas relevantes para a academia e para a formação contínua de professores, como o intercâmbio entre linguagens na arte contemporânea; a prosa produzida por mulheres no Brasil, na África e em Portugal; e também a mais recente poesia de autoria feminina no Brasil.

A proposta do encontro surgiu a partir de discussões realizadas em sala de aula, por meio de unidades curriculares que contemplam o estudo de artes e/ou contemporaneidade.

“Ficou claro que a relação com a literatura, as artes visuais, o teatro e tantas outras linguagens poderia se expandir a partir de vivências em mesas redondas, saraus e atividades afins. Assim, no diálogo com artistas e pesquisadores, os estudantes pensariam sobre diversos temas que atravessam a arte contemporânea, inclusive o espaço desta na escola básica”, explica a professora Emanuele Pacheco, uma das organizadoras do evento.

Ela ressalta que, em um contexto em que ainda existe a invisibilidade de sujeitos devido ao gênero, sexualidade, cor e classe, foi compreendida a necessidade de dar evidência para mulheres produtoras de arte e conhecimento. “Dessa forma, foram convidadas poetas, multiartistas e pesquisadoras para comporem as mesas redondas”, completa a professora.

Professores responsáveis: Emanuele Pacheco, Isabela Carleti, Levi Lopes, Valéria Campos e Vitor Marcelino.
Confira a programação 
25/10, 19h às 22h | Arte contemporânea e intercâmbios entre linguagens.
Convidadas: Dolores Orange, Patrícia Osses e Ravenna Veiga.
Acesse à live aqui.
27/10, 19h às 22h | Entre Brasil, Portugal e África: mulheres na prosa contemporânea.
Convidadas: Larissa Lisboa, Vivian Furlan e Luciana Diogo.
Acesse à live aqui.
29/10, 19h às 22h | Autoria feminina e poesia em diálogo.
Convidadas: Ágnes Souza, Gianni Paula, Jhenifer Silva e Marília Valengo.
Acesse à live aqui.
Em caso de dúvidas entre em contato através do e-mail: contato@faculdadesesi.edu.br ou WhatsApp: (11) 93440-3922.
Sobre as palestrantes 
25/10 – Arte contemporânea e intercâmbios entre linguagens
Dolores Orange
Graduada em Letras na UFPE e mestre em teoria da literatura pela UFMG. Desde 2017, estuda artes plásticas na escola Guignard – UEMG. Suas investigações artísticas se concentram na pintura, na fotografia e na vídeo-performance. Atualmente também é professora de língua portuguesa na escola básica.

Patrícia Osses
Artista plástica formada pela USP, tendo doutorado em poéticas visuais. Também tem formação em Arquitetura e estudos em música, campos que continuam presentes na sua pesquisa até hoje. Seus meios são sons, letras, imagens, o tempo e as diversas formas de entender e habitar um território. Atualmente vive e trabalha em Minas Gerais, onde leciona Instalação e Performance no curso de Artes Visuais da UFU.

Ravenna Veiga
Multiartista interessada nas interações entre as Artes do Corpo e a Literatura. Foi contemplada com o ProAC por “O Silêncio de Cassandra”. Pesquisa figuras femininas da Épica e da Tragédia gregas, buscando estéticas contemporâneas a partir da tensão entre mitologia e culturas digitais.

27 /10 – Entre Brasil, Portugal e África: mulheres na prosa contemporânea
Larissa Lisboa
Doutora em Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa (USP). Mestra em Estudos Literários e Especialista em educação para as relações étnico-raciais (UFSCar). Graduada em Letras (Unicamp). Atualmente é professora substituta no setor de Literaturas Africanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Diogo
Doutoranda em Literatura Brasileira (FFLCH/USP); Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras (IEB/USP); Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais (FFLCH/USP). É criadora e editora do portal Memorial de Maria Firmina dos Reis e editora da Revista Firminas – Pensamento, Estética e Escrita.

Vivian Leme Furlan
Vivian Leme Furlan é doutora em Estudos Literários pela UNESP, mestra em Estudos Literários pela UFSCAR, graduada em Letras (Inglês e Português) e em Pedagogia. É professora no Instituto Federal de São Paulo, possui especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e desenvolve pesquisa na área de Literatura Portuguesa, principalmente na área de autoria feminina.

29/10 – Autoria feminina e poesia em diálogo
Ágnes Souza
Ágnes Souza é poeta, pesquisadora e professora. Doutoranda em teoria da literatura na Universidade Federal de Pernambuco, tem dois livros de poemas publicados: re-cordis (2016) e Pouso (2020), pela Editora Moinhos. Também publicou em coletâneas e revistas eletrônicas no Brasil e em Portugal.

Gianni Gianni
Gianni Gianni nasceu em Recife, em 1991. É escritora, artista-pesquisadora e arteterapeuta em formação. Também atua na comunicação, realizando entrevistas, crônicas e crítica literária. Concluiu mestrado em teoria literária, na Unicamp, em 2018. Lançou seu primeiro livro, intitulado ‘É feito em círculos’, em 2021. Participa do corpo editorial da Edições Flecha e da Mapa Brava. Apresenta o Fratura podcast.

Jhenifer Silva
Jhenifer Silva (1986) é mestra em teoria e crítica literária pela Unicamp e atualmente desenvolve tese de doutorado na mesma área. Tem poemas em revistas digitais e impressas como Garupa, Lavoura, Felisberta e outras. “No olho da mata virgem” (2021, Ofícios Terrestres) é seu livro de estreia na poesia.

Marília Valengo
Marília Valengo é de João Pessoa, capital da Paraíba, e há 5 anos mora na cidade de New York, Estados Unidos. Costuma dizer que tem um pé no Cariri e outro no mar. É redatora, estrategista de conteúdo, roteirista e nômade. Escreve desde que se lembra por gente em diários, cartas, blogs e, ultimamente, na sua newsletter “Relatos de Fauna e Flora”. Lançou seu primeiro livro de poesia, Grito em Praça Vazia, pela Editora 7 Letras em 2020.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais