17|10|2023

Faculdade SESI recebe doação de livros da editora Companhia das Letras

 

Na última terça-feira (10/10), nossa Biblioteca recebeu uma doação de 12 livros da editora Companhia das Letras. São títulos de escritores (as) negros (as), que abordam temáticas como raça e gênero. Durante a entrega dos livros estiveram presentes os coordenadores e professores da Faculdade e representantes da Companhia das Letras. As obras já estão disponíveis para acesso na Biblioteca.

O professor da Faculdade SESI e coordenador do grupo de estudos Amefricanidades – O Pensamento Social Negro no Brasi, Lucas Scaravelli, conta que a iniciativa para a doação dos livros surgiu através de um aluno da instituição que trabalha na editora e fez a ponte inicial para a parceria. “Durante as conversas falamos sobre o trabalho dos nossos grupos de estudos. Então estreitamos os laços para essa parceria” explica Scaravelli.

Ele ressalta que são obras que ajudam a pensar as perspectivas raciais e de gênero de forma interdisciplinar em diálogo com a proposta da Faculdade. Scaravelli cita Lei nº 11.645, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. “É mais que nossa obrigação se envolver em ações como essa. Somos profissionais que formam professores críticos para devolver para a sociedade uma educação reformada e que pense no ser humano emancipado”, reflete Scaravelli.

“Esse encontro foi o começa para a gente se conhecer pessoalmente e entender um pouco mais sobre as demandas e os objetivos dos grupos de estudos”, ressalta a divulgadora da Companhia das Letras Patricia Metzler. Ela destaca que agora conhecendo melhor a proposta da instituição, já existem ideias para outros livros de outras áreas além das ciências Humanas.

O divulgador da Companhia das Letras, Claudio Galdino Junior, salienta que a editora valoriza a difusão de autores e obras que promovem discussões sobre as questões raciais. “Na companhia das Letras achamos importante a aproximação com essas temáticas, com as escolas e universidades, trazendo a leitura desses autores”, pontua Galdino. Ele acrescenta que são textos fundamentais de intelectuais que trazem a proposta de abrir as portas para outras possibilidades para repensar os conteúdos e as perspectivas na formação de professores.

Confira os títulos dos livros recebidos:
Os condenados da Terra – Frantz Fanon
Submundo: cadernos de um penitenciário – Abdias Nascimento
Negro sou – Guerreiro Ramos
Tornar-se negro – Neusa Santos Souza
Revoltas escravas no Brasil – João José Reis e Flávio dos Santos Gomes
Contínuo preta: a vida de Sueli Carneiro – Bianca Santana
Uma história feita por mãos negras – Beatriz Nascimento
A sociedade desigual – Mário Theodoro
Racismos: das Cruzadas ao século XX – Francisco Bethencourt
Enciclopédia negra – Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz
Dispositivo de racialidade – Sueli Carneiro
Por um feminismo afro-latino-americano – Lélia Gonzalez

No site da Companhia das Letras é possível acessar alguns livros para leitura de forma gratuita. Também é possível consultar a página do professor com diversos conteúdos gratuitos.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais