15|12|2020

Formandos da Faculdade SESI de Educação lançam primeiro livro, dia 18 de dezembro, às 20h

O evento marca a conclusão do curso de Linguagens, com transmissão online, aberto ao público, promovendo a apresentação e debate entre os participantes e leitura dos contos.

Ao final do quarto ano, a primeira turma a se formar no curso de Linguagens da Faculdade SESI de Educação lança o livro “Contando com Paulina Chiziane e Ondjaki”, com organização e edição da professora Ana Amália Alves, como resultado do ensino experimental que conduziu na unidade curricular de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

“Trata-se do resultado de um processo de ensino da literatura com método experimental, em que os alunos não somente leram as literaturas africanas de língua portuguesa como se tornaram autores a partir das questões que os autores dessas publicações trouxeram”, orgulha-se a professora.

Com abertura do diretor da Faculdade SESI de Educação, Eduardo Carreiro, os participantes do evento poderão ter contato com a obra, participar de debate e falar sobre o processo de ensino experimental no ensino da literatura e sobre as possibilidades de edição na educação.

Com a produção e condução da professora, as demais etapas do processo editorial foram vividas pelos alunos-autores, como a revisão textual e a ilustração. Também o coordenador do curso de Linguagens em 2019, ano em que professora e alunos viveram o processo, e hoje Coordenador de Residência Educacional da Faculdade, Hugo Nunes, escreveu o prefácio da obra. Em um trecho destacado, Nunes conta um pouco sobre a obra.

“Mas, caro leitor, o que temos de tão especial nesta obra?
Ah! São contos, muitos até poéticos, histórias de vida, lutas travadas, perdas, amores, desamores, sentimentos inesquecíveis que nos envolvem e costuram nossa vida nas lembranças guardadas no baú do esquecimento de cada um de nós. Tempos que todos/as passamos e que não voltarão, aquele tempo chamado infância; ao lermos estas estórias, seremos remetidos a inesquecíveis momentos, alguns tristes, outros alegres, mas que nos constituem enquanto humanos”.

O evento será transmitido pelo Youtube e pode ser acessado aqui. 

Para o público externo interessado em participar, basta entrar em contato por WhatsApp (11) 93440-3922 ou enviar um e-mail para faculdadesesisp@sesisp.org.br.

Contando com Paulina Chiziane e Ondjaki.
Ana Amália Alves (Org.).

Sinopse:
Contando com Paulina Chiziane e Ondjaki é um livro de contos em que a infância de uma geração brasileira mostra-se revelada e reinventada a partir de escritas memorialísticas-criativas de jovens inspirados nas obras de dois expoentes autores africanos de língua portuguesa: Paulina Chiziane (Moçambique) e Ondjaki (Angola).

Autores: Ana Amália Alves, Ane Ramos, Bianca Ballestero, Beatriz Pinheiro, Bruno Costa, Bruno Piazentino, Daniella Nascimento, Fernanda Joseph, Giovanna Soares, Ignácio Alberto, Isabel Cristina de Andrade, Luiza Comeron, Jeniffer Moreira, Jéssica Rodrigues Amador, Leticia Gomes, Luiz Guilherme Leonardo, Marcela Ajzental, Mayara Dela Líbera, Natasha Alexia, Rebeca Sampaio, Rosanna Juares, Silas Borges, Silvia Taba, Tathiany Machado, Thaicy Cristine, Thaís Aznar, Thais Rosa

Prefácio: Hugo Nunes

Ilustração: Bianca Ballestero, Jeniffer Gonçalves, Thaicy Cristine e Rosanna Juares

Revisão: Luiza Comeron e Thaís Aznar

Capa e diagramação: Bruno Brum

Editora: Solte o Verbo! Línguas
Contato: solteoverbo.linguas@gmail.com
R$ 42 reais + frete.

Em foco

01|03|2024

Professora da Faculdade Sesi participa do Salão do Livro de Genebra, na Suíça

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será […]

Leia mais
23|02|2024

Estudantes da graduação da Faculdade SESI iniciam Residência Educacional nas escolas parceiras

Neste ano, o início da Residência contou com a participação dos docentes da Faculdade, que foram às escolas parceiras apresentar […]

Leia mais