11|10|2023

FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO FORMA PROFESSORES NA PRÁTICA, EM CURSOS PRESENCIAS E GRATUITOS

 

Os alunos se dedicam à experiência de sala de aula com a residência educacional, durante toda sua formação, e ainda podem contar com bolsa permanência. As inscrições para o Vestibular 2024 estão abertas até 05/11, sem taxa, pelo site da faculdade.

 

A valorização do professor começa pela formação de qualidade. A Faculdade Sesi de Educação é pioneira em oferecer quatro licenciaturas por área de conhecimento e em desenvolver a residência educacional, alinhada às necessidades mais atuais da Educação. As graduações são presenciais e totalmente gratuitas, desde o vestibular. Os alunos ainda podem contar com uma bolsa auxílio para se dedicar aos estudos.

As inscrições estão abertas até 5 de novembro, sem cobrança de taxa. São 160 vagas abertas para os cursos de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, que acontecem na Vila Leopoldina, em São Paulo.

O Vestibular 2024 da Faculdade Sesi de Educação – Aprenda a criar futuros: Seja Professor, tem como foco o papel do professor como mediador na construção de uma sociedade mais justa em oportunidades para crianças e jovens. “A formação do professor, que esteja direcionada aos desafios que já são realidade, é decisiva na Educação em prol do desenvolvimento humano, social e econômico, defende Luís Paulo Martins, diretor da Faculdade Sesi de Educação.

Segundo estudo do Instituto Semesp, o Brasil terá um déficit de 235 mil educadores em 2040, caso seja mantido o ritmo de formação de docentes. Neste aspecto, especialistas defendem um pacto pela Educação desde as esferas municipais, estaduais e federal, além da inciativa privada. É com esse intuito que o Sesi-SP, por meio do subsídio da indústria, investe ao oferecer cursos sem cobrança de mensalidade, além da possibilidade da bolsa permanência.

“Proporcionar uma bolsa permanência de um salário-mínimo para todos os estudantes em situação de baixa renda que queiram ser professores, durante todo o seu período de formação, é uma política de retenção eficiente e necessária para que possamos minimizar a falta de docentes no Brasil”, ressalta Martins.

A Bolsa Permanência permite que o aluno possa se dedicar às atividades do seu curso de graduação, incluindo a Residência Educacional, que é uma atividade curricular da licenciatura na Faculdade SESI de Educação. Desde o primeiro semestre, nas 10h semanais, os estudantes têm a experiência da sala de aula, participam de reuniões pedagógicas, desenvolvem projetos, elaboram planos de ensino e praticam a aula junto com nossos docentes. Essas atividades envolvem vivências em instituições educacionais escolares (rede SESI-SP, escolas públicas e particulares) e não escolares (museus e outros espaços de educação não formal).

“Quando atuamos com formação dos futuros docentes imersos na realidade das escolas desde o início de sua graduação, com acompanhamento e vínculo entre a Instituição de Ensino Superior e as escolas de educação básica, nos deparamos com experiências potentes didático-pedagógicas, tanto para os estudantes das licenciaturas, quanto para os docentes e estudantes da Educação Básica, visto que muitos se arriscam mais em propor situações em que os estudantes da escola se sintam parte do processo”, conta Hugo Cesar Nunes, coordenador da Faculdade Sesi de Educação.

Com o compromisso de contribuir com a equidade na formação de docentes, em uma sociedade desigual em oportunidades, são reservadas vagas no vestibular para pessoas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência, além de ex-estudantes oriundos tanto da rede SESI quanto do ensino público.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Para participar do vestibular, o candidato deverá acessar a página do Vestibular, ler o Edital e passar pelas seguintes fases:

DATA ETAPA
05/10 a 5/11/2023 Inscrições
16 ou 18/11/2023 Prova presencial
O aluno escolhe a data e o polo para realização, conforme edital
11 a 15/12/2023 Entrevista Presencial
Na Faculdade Sesi de Educação – Vila Leopoldina – SP

 

Informações Vestibular 2024 – Faculdade Sesi de Educação

Graduação gratuita, sem taxa de inscrição ou matrícula
Licenciaturas nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. São 160 vagas, sendo 40 em cada uma das licenciaturas oferecidas.

Cursos Presenciais

As aulas são presenciais de segunda a sexta-feira, no período noturno e com atividades diurnas referente à residência educacional. Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina, São Paulo (SP).

Outras informações: contato@faculdadesesi.edu.br

 

Vestibular 2024

 

Sobre a Faculdade Sesi de Educação

Pioneira em oferecer quatro cursos de graduação por área do conhecimento e a Residência Educacional, a missão da Faculdade é formar professores para a Educação Básica que contribuam para o desenvolvimento educacional e cultural, em benefício da sociedade, gerando conhecimento, socializando e contribuindo no desenvolvimento social e, consequentemente, na promoção da melhoria da qualidade da educação no país. A atuação da Faculdade SESI-SP de Educação abrange:

  • Ensino e oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação;
  • Pesquisa e desenvolvimento de investigação educacional em programas próprios e em parceria com outras instituições públicas e privadas;
  • Extensão e promoção de cursos e programas abertos à comunidade, visando a difusão do conhecimento e de práticas educativas.

 


Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais