26|12|2022

Novo curso de dramaturgia do Sesi-SP, para além das artes cênicas

Para quem é das artes, até do Jornalismo ou Literatura, o curso de especialização é oferecido pela Faculdade Sesi e o Centro Cultural Fiesp, completamente online. As inscrições vão até 13/02/2023.

 

São Paulo, 20 de dezembro de 2022 – O Sesi-SP oferece sua nova formação em Dramaturgia, agora em uma pós-graduação oferecida pela Faculdade Sesi e o Centro Cultural Fiesp (CCF). Trata-se de uma especialização, reconhecida pelo MEC, com 360 horas. O curso é destinado a profissionais das Artes Cênicas, Audiovisual, Cinema, Literatura, Jornalismo e outras áreas afins. As inscrições vão até o dia 13/02/2023, no site da Faculdade Sesi (faculdadesesi.edu.br/pos-graduacao). As vagas são limitadas.

A especialização busca unir a iniciação e o aprofundamento teórico e técnico da escrita da cena, das páginas ao palco. As aulas serão online e ao vivo (síncronas), às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. O curso está organizado em 12 módulos, com aproximadamente 18 meses de duração, com início previsto em 27/02/2023.

De acordo com a coordenadora técnica do curso e analista de Atividades Culturais do CCF, Daniele Carolina Lima, a proposta pedagógica propõe a difusão e o aperfeiçoamento da escrita de textos originais, que expressem novas visões de mundo, novas linguagens e experimentações estéticas, com vistas à troca de know-how entre os profissionais do panorama artístico atual. “A grade curricular promove o desenvolvimento crítico e criativo, permeados por conhecimentos histórico e teórico, a fim de propiciar ferramentas individuais e coletivas para novas poéticas cênicas, ressalta Daniele.

Ainda segundo Daniele, o curso visa fomentar um espaço de aprendizagem de excelência, para autores aprendizes e profissionais experientes, de modo a impulsionar o mercado das artes, como o teatro, o audiovisual, a literatura e outros. “Desta forma, obras originais podem ser lançadas, com artistas atuantes ativamente, propiciando novas e diferentes experiências artísticas em um repertório vasto para a formação de público”.

Sobre a parceria com a Faculdade Sesi, ela salienta que a educação e a arte são diretrizes para uma sociedade mais igualitária, equânime e próspera. “A parceria se dá em um momento muito oportuno para construção de um futuro diferente e de outras possibilidades em prol do desenvolvimento humano”, destaca Daniele. Ela pontua que o Sesi-SP atua fortemente na difusão, produção e formação em cultura e artes.

Para o coordenador dos cursos de pós-graduação da Faculdade Sesi, prof. Dr. Hugo Cesar Bueno Nunes, a especialização tem conexão com várias atividades desenvolvidas na instituição, principalmente, no campo das linguagens. “Temos certeza que cursos como o de especialização em Dramaturgia e aperfeiçoamento em Gestão Cultural, são porta de entrada para que outros cursos possam ser gestados em constante diálogo com o CCF, que tem expertise para o fomento nesse tipo de formação e a Faculdade Sesi, referência em formação de professores/as”, explica Nunes.

Ele aponta que tendo em vista o diálogo entre a Faculdade e a proposta pedagógica do curso, é importante que a instituição tenha em seu portfólio cursos desta natureza. “Afinal trabalhamos com a produção de textos. O incentivo de novos escritores no campo da Dramaturgia, além de constituir um fim em si mesmo, promove o trânsito e a troca de experiências da educação não formal com a educação formal que faz parte do DNA da Faculdade Sesi”, reflete Nunes.

 


Serviço

Especialização em Dramaturgia

Inscrições: 22/11/2022 a 13/02/2023

Investimento: 17 x de R$ 400,00 (no boleto) sem taxa de inscrição

Descontos: 20% de descontos para colaboradores da rede Sesi/Senai, professores da rede pública e ex-alunos do Núcleo de Dramaturgia 10% para pagamento à vista.

Turma: 27/02/2023 a 26/06/2024

Aulas ao vivo e online (síncronas)
Vagas limitadas!

Inscrições faculdadesesi.edu.br/pos-graduacao

Em foco

01|03|2024

Professora da Faculdade Sesi participa do Salão do Livro de Genebra, na Suíça

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será […]

Leia mais
23|02|2024

Estudantes da graduação da Faculdade SESI iniciam Residência Educacional nas escolas parceiras

Neste ano, o início da Residência contou com a participação dos docentes da Faculdade, que foram às escolas parceiras apresentar […]

Leia mais