Na Faculdade SESI-SP de Educação, a Residência Educacional é entendida como uma vivência/experiência no campo da prática e um processo que deve ocorrer na escola. Os estudantes observam, experimentam, refletem, analisam os fenômenos educativos no cotidiano escolar e propõem intervenções em parceria com os professores de referência das escolas e os orientadores de residência da Faculdade.
A imersão ocorre em todos os anos do curso, em escolas da rede SESI-SP, públicas e outras instituições educacionais, com o propósito de aprimorando da prática docente dos residentes. Os processos são qualificados nos encontros presenciais na Faculdade SESI-SP de Educação, com a mediação dos professores orientadores de residência.
A formação de professores, na Residência Educacional, ressalta a necessidade de um modelo formativo que integra o desenvolvimento integral do docente e uma reflexão sistemática sobre a prática pedagógica baseada em fundamentos teóricos, evidenciando a articulação entre propostas curriculares e contextos reais de ensino.
Outras informações
Ficha de Controle
Solicitação de Compensação de Ausência Prolongadas
Solicitação de Readequação na Jornada Semanal da Residência
Solicitação de Mudanças de locais de Residência ao longo do semestre
Carta de Apresentação
Termos de Compromisso (três vias)
Diretrizes da Residência Educacional
Baixe o Regulamento do Programa (Veteranos)
Baixe o Regulamento do Programa – Turmas Ingressantes em 2025
-
Mauricio Colenghi Filho
Coordenador da Residência Educacional
Doutorando em Filosofia, Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2016). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Itaquá (2017 – 2ª Licenciatura). Bacharelado em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2008). Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Professor de Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI de Educação. Foi Orientador Pedagógico Educacional na Fundação Bradesco. Foi professor efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo, onde lecionou Filosofia e História em todas as séries do Ensino Médio. Atuou nessa mesma Rede como Coordenador Pedagógico. Na rede SESI-SP lecionou filosofia no ensino Médio na escola de São Caetano do Sul. Também no SESI-SP foi Analista Técnico Educacional, integrando a equipe da Supervisão de Currículo, Inovação e Recursos Didáticos dedicando-se à pesquisa curricular, formação de professores e produção de material didático na área de Ciências Humanas e para o Ensino de Filosofia. Como Analista Técnico Educacional foi o criador do componente curricular “Práticas Filosóficas” nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Linha de pesquisa e/ou área de interesse: Ensino de Filosofia – Metodologias de Ensino – Argumentação e Lógica – Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares.
Currículo lattes >

