22|04|2024

Robinho, Daniel Alves, Neymar… E Nossos Estudantes?

Autor(a): João Luiz Muzinatti

Área do Conhecimento: Pedagogia

Tipo do Material: Artigo Científico

Tema: Educação nas escolas com uso de temas de maior afinidade com os alunos

Resumo:
Um questionamento: por que não se trata de futebol nas aulas? Afinal, é o tema mais discutido pelos alunos. Isto seria antipedagógico? Talvez não! Acontece que, no futebol, além de gols e campeonatos, também se discutem comportamentos de atletas e dirigentes, por exemplo. O artigo aborda mais diretamente os envolvimentos (e condenações) de Robinho e Daniel Alves por estupro. Também é mencionada a ajuda financeira concedida a Dani Alves pelo seu amigo Neymar, com o objetivo de ajudá-lo no processo. A partir desse caso, o texto coloca questões: a escola não deveria tratar desses casos já que tais atletas são ídolos (e até modelos) de nossos educandos; o que é um estupro: qual seu grau de violência; o que é ter um estuprador como ídolo? Existe no artigo o questionamento acerca do que seria mais importante que nossos alunos aprendessem na sua educação básica.

 

Leia o artigo completo (página 201)

Leia também

22|04|2024

Escola Associada: Possíveis Diálogos Entre o Ensino Superior e a Educação Básica

Autor(a): Hugo Cesar Bueno Nunes, Michelle Julia De Sousa e  Luis Paulo Martins Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo […]

Leia mais
29|02|2024

Subjetividade, heterotopia e corporeidade: os desafios de pensar uma escola outra

  Autor(a): Hugo Cesar Bueno Nunes e Arthur Müller Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo Científico Tema: […]

Leia mais